Goiás entra em alerta para altíssimo volume de chuva e ventos de 70 km/h neste sábado (27)
Carregados de nuvens, os céus goianos apontam para a alta probabilidade de chuvas intensas, de até 60 mm/h, acompanhadas de rajadas de vento acima de 70 km/h, neste sábado (27), o que fez o estado entrar em alerta.
Segundo o boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o que explica o cenário de tempestades é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um corredor de umidade com origem na região Norte do Brasil que passa por cima do estado de Goiás.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, o Norte goiano está previsto para ser o mais afetado, com cerca de 55 mm de água, seguido pelo Leste e Oeste, onde a expectativa é de 50 mm.
Segundo o boletim, o Centro, Sudoeste e Sul de Goiás também devem ter chuvas, sendo que podem registrar cerca de 30 mm, 20 mm e 15 mm, respectivamente.
As cidades que provavelmente serão mais acometidas são Cristalina e Porangatu, com 35 mm e 30 mm. Em seguida, Rubiataba, onde a previsão é de 23 mm.
Outras cidades com altas chances de tempestades são Goianésia (20 mm), Ceres (18) e Montes Claros (12), assim como Aruanã, Flores de Goiás e Luziânia, com 10 mm.
Em Alto Paraíso e Firminópolis, o Cimehgo aponta para a possibilidade de 8 mm. Já em Palmeiras de Goiás e Palminópolis, a expectativa é de 7 mm
Caiapônia, Nova Aurora, Três Ranchos e São João da Paraúna, por sua vez, devem registrar aproximadamente 6 mm. Em Goiânia, Anápolis, Catalão, Jataí, Itumbiara, Ouvidor, Goiandira, Cumari, Ipameri, Santa Helena, Davinópolis, Doverlândia e Lagoa Santa, a previsão é de 5 mm.
Vale ressaltar que embora as expectativas para as cidades sejam de até 35 mm, o Cimehgo destacou o risco para a ocorrência de chuvas para além da previsão, podendo provocar até a queda de árvores e alagamentos.
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
Share this content: