Goiás é o estado mais seguro do Brasil, segundo Anuário 2025
Goiás lidera o ranking nacional de segurança pública com base nos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado na quinta-feira (24/7) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). De acordo com o levantamento, o estado obteve as maiores reduções em crimes patrimoniais em todo o país, como roubos e furtos de veículos, cargas, celulares, comércios, residências e a transeuntes.
Segundo os números oficiais, os roubos de veículos caíram 29,6% em 2024, enquanto os furtos tiveram retração de 23,4%. Já o roubo de cargas apresentou a queda mais expressiva: 46,9% em relação ao ano anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O relatório também aponta redução de 30,1% nos casos de roubo a transeuntes, 17,4% nos roubos a residências, além de diminuição de 31% nos roubos de celulares e 24,5% nos furtos, totalizando uma redução geral de 26,6% nas ocorrências envolvendo celulares.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, comentou os resultados. “Desde o primeiro dia do meu mandato, determinei como prioridade o resgate da ordem, a imposição do Estado Democrático de Direito, o direito de ir e vir e a liberdade dos cidadãos, com a regra de que o bandido muda de profissão ou muda do Estado de Goiás”, afirmou.
Integração policial e uso de inteligência intensificam combate ao crime
Para o secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos, os dados refletem a atuação coordenada das forças policiais. “Esses avanços não acontecem por acaso. São fruto de um trabalho integrado, técnico e permanente das forças de segurança, com ações fundamentadas em inteligência, investigação e presença policial. Goiás tem hoje uma política de segurança pública que entrega resultados concretos à sociedade”, declarou.
Entre as ações realizadas, destacam-se os esforços das delegacias especializadas. A Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA) intensificou suas operações em 2024, com a deflagração de 86 ações policiais em diferentes regiões do estado.
Esse esforço resultou em aumento de 14% nas prisões em flagrante e crescimento de 219% no cumprimento de mandados de busca e apreensão.
Já a Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (DECAR) reforçou o combate a quadrilhas especializadas nesse tipo de crime. No ano, a unidade registrou alta de 39% na instauração de inquéritos, além de promover 28 operações, 51 prisões e 43 mandados de busca e apreensão.
As ações articuladas entre Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Técnico-Científica e outras forças de segurança têm sido, segundo a SSP, centrais na redução dos índices criminais.
O monitoramento por meio de inteligência, somado ao aumento da presença policial nas ruas, tem possibilitado resultados mais rápidos e o desmantelamento de organizações criminosas atuantes no estado.
Reduções impactam diretamente população e setor produtivo em Goiás
A diminuição dos crimes patrimoniais tem reflexo direto na rotina da população e do setor produtivo. Em 2023, foram registrados 25.027 roubos e furtos de celulares em Goiás.
Em 2024, esse número caiu para 18.556. Também houve recuo nos crimes contra estabelecimentos comerciais: foram 647 registros em 2023, contra 452 no ano seguinte, o que representa uma queda de 30,9%.
Os dados do Anuário 2025 consolidam a posição de Goiás como referência nacional em segurança pública. O levantamento do FBSP é baseado em dados oficiais fornecidos pelos governos estaduais e validados por meio de cruzamento de informações com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, além de outras instituições do sistema de justiça criminal.
O relatório também considera indicadores de produtividade policial, taxas de letalidade, número de inquéritos instaurados, operações realizadas, prisões e apreensões, entre outros critérios técnicos.
O estado aparece entre os primeiros colocados em praticamente todas as categorias de redução de crimes patrimoniais, consolidando a tendência de queda já observada nos últimos anos.
Fonte: Curta Mais
Foto: Divulgação/SSPAP
Jornalismo Portal Pn7
Share this content: