O governador Ronaldo Caiado (DEM) disse na manhã desta terça-feira (1) que cogita tomar medidas em Goiás para conter a disseminação da Covid-19 durante o feriado prolongado de Corpus Christi, a partir de quinta-feira (3). Barreiras sanitárias estão entres os recursos cogitados para o período. Caiado, no entanto, salientou que a medida deve ser tomada a partir de conversa com prefeitos de cidades turísticas e a área técnica da Secretaria de Estado da Saúde.
“Se tiver necessidade, tomaremos medidas para não deixar que aumento de fluxo de contaminação”, disse o governador durante entrevista coletiva realizada na manhã desta terça, durante inauguração da ampliação Hemocentro, em Goiânia.
Caiado diz ainda que está preocupado com a curva ascendente da Covid-19 no Estado e alertou para que mesmo as pessoas que tomaram vacina não afrouxem nos procedimentos para evitar o espalhamento da doença, para que não haja uma 3ª onde em Goiás.
“Houve um certo afrouxamento por parte até do cidadão que tomou a vacina, que a partir daí achava que a vida poderia voltar ao normal, e não é assim. Ou seja, enquanto não tivermos toda a população vacinada, nós temos que manter esses protocolos, tanto do uso de máscaras como também da assepsia das mãos, também manter nossas reuniões com maior afastamento. Isso é fundamental para não deixarmos com que haja uma progressão dessa 3ª onda ou reincidência da 2ª onda que venha amanhã trazer mais tristeza à população de Goiás”, alertou.
Calamidade
Painel Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde aponta que 11 regiões do Estado estão em situação de calamidade, enquanto cinco em situação crítica e apenas duas em situação de alerta. Na semana passada, oito estavam em situação de calamidade. Em Goiás há 609.733 casos de Covid-19 e 17.088 óbitos confirmados.
Fonte: Mais Goiás
Foto capa: Britto/ SES
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br