Atividades interativas e informativas marcam encontro no Parque Areião em alusão ao Purple Day.

No dia 30 de março, Goiânia será palco de um importante evento de conscientização sobre a epilepsia. A programação acontecerá no Parque Areião, na Casa de Extensões da Universidade Federal de Goiás (UFG), e contará com diversas atividades interativas, reforçando a importância de entender e lutar pelos direitos das pessoas que vivem com a doença.

A iniciativa faz parte do Março Roxo, período dedicado a ações de conscientização sobre a epilepsia, e ocorre poucos dias após o Purple Day (Dia Roxo), celebrado mundialmente em 26 de março. No Brasil, a data se consolidou como um marco na defesa dos direitos das pessoas com epilepsia e na promoção de políticas públicas voltadas para essa causa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tarologa-Dany-300-x-250

A embaixadora da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) em Goiás, Dra. Aline Pansani, reforça o convite à população para participar do evento. “No dia 30 de março, estaremos juntos no Parque Areião para um evento incrível de conscientização sobre a epilepsia. Vamos caminhar, compartilhar informações e fortalecer essa causa tão importante”, destacou.

A programação incluirá distribuição de materiais informativos, prática de atividades físicas, apresentação cultural, treinamento de primeiros socorros para crises convulsivas e vacinação. Além disso, haverá demonstrações de medicina chinesa, em parceria com o Instituto Confúcio. O evento é organizado pelo projeto de extensão “Epilepsia em Foco”, da UFG, coordenado por Aline Pansani, e conta com apoio da Câmara Municipal de Goiânia, que iluminará a Casa Legislativa com luzes roxas em referência ao Purple Day.

A edição deste ano do Março Roxo destaca a importância das frentes parlamentares para o avanço das políticas públicas em benefício das pessoas com epilepsia. Estados como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Pará, Rondônia e Rio Grande do Sul já confirmaram ações de conscientização ao longo das próximas semanas.

Criado em 2008, no Canadá, por Cassidy Megan, o Purple Day escolheu a cor roxa em alusão à flor de lavanda, frequentemente associada à solidão, sentimento compartilhado por muitas pessoas com epilepsia. A campanha cresceu mundialmente e, no Brasil, deu origem ao Março Roxo, instituído em diversos estados como um mês de defesa dos direitos das pessoas com epilepsia.

A mobilização deste ano reforça a necessidade de fortalecer políticas públicas que garantam inclusão, dignidade e qualidade de vida para pessoas com epilepsia. O sucesso da campanha depende do engajamento de toda a sociedade, incluindo pacientes, familiares e a comunidade em geral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

× Como posso te ajudar?