Foi a primeira vez que o Brasil sediou o congresso, uma grande oportunidade de protagonizar esse evento que é considerado o maior e mais importante em ciência do solo...

Aconteceu durante a última semana o XXI Congresso Mundial de Ciência do Solo (WCSS), no Rio de Janeiro. Foi a primeira vez que o Brasil sediou o congresso, uma grande oportunidade de protagonizar esse evento que é considerado o maior e mais importante em ciência do solo.

Foi um importante momento para interação na área da agronomia e ciências afins, e o Laboratório Exata confirmou presença através de seus gestores Nilson Brait e Marny Brait, que encontraram os professores Milton Moraes e Alfredo Scheid Lopes, e o pesquisador da EMBRAPA CPAC Robélio Marchão, entre outros renomados profissionais.

Tendo como tema principal a problemática “Ciência do Solo: além do alimento e do combustível”, no congresso foram levantadas diversas questões cruciais para que as práticas agrícolas possam acomodar as próximas mudanças ambientais e climáticas e a segurança alimentar; tais como: “como alimentar um planeta faminto? Como abastecer um planeta sem energia? Como saciar um planeta sedento? Como limpar um planeta poluído? Como alcançar um equilíbrio entre a proteção da biodiversidade e o manejo sustentável da terra para a produção agrícola?” Entre muitas outras questões relacionadas às principais funções do solo.

Grandes nomes da ciência do solo comandaram as conferências: Rattan Lal; Pedro A. Sanchez; Diana H. Wall; Fusuo Zhang; Lúcia Anjos; Maurício Lopes; Thelma Krug e Pablo Tittonell. Além da programação científica, o evento contou com o Concurso de Julgamento do Solo; exposição de arte; ExpoSolos; exibição de filmes tematicamente relevantes para a comunidade científica de solo; e condecorações. Uma das mais amplas programações já vistas nas edições desse congresso mundial!

Confira as fotos.

Fonte: Laboratório Exata
Foto Capa: Arquivo Pessoal
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE