Gás do Povo: Veja quem receberá e como garantir grátis

Gás do Povo: Veja quem receberá e como garantir grátis

O governo federal publicou, nesta sexta-feira (3), o decreto que regulamenta o programa Gás do Povo, que substitui o antigo Auxílio Gás. Assim, 15,5 milhões de famílias de baixa renda poderão receber gratuitamente o botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 kg, beneficiando aproximadamente 50 milhões de pessoas.

O programa atende famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com renda igual ou inferior a meio salário mínimo (R$ 759). Além disso, o governo selecionará automaticamente os beneficiários, priorizando quem já recebe o Bolsa Família, conforme a disponibilidade orçamentária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O número de botijões por ano dependerá da composição familiar:

  • Famílias de 2 a 3 pessoas poderão retirar até 4 recargas, cada uma válida por 3 meses.

  • Famílias com 4 ou mais pessoas poderão retirar até 6 recargas, cada uma válida por 2 meses.

Por isso, o governo afirma que essa proporcionalidade respeita diferentes demandas de consumo e maximiza o impacto sobre as 15,5 milhões de famílias.

Como retirar o benefício

As famílias poderão retirar os botijões nas revendas credenciadas, por meio do cartão do Bolsa Família ou da Caixa Econômica Federal. Além disso, o benefício será concedido no momento da compra, sem cobrança adicional, exceto pelo frete de entrega ou vasilhame vazio, quando não fornecido pela família.

O programa terá fiscalização dos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social e de Minas e Energia, com apoio da Caixa, Dataprev e Agência Nacional do Petróleo (ANP). Assim, para manter o benefício, as famílias devem manter o CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses.

De acordo com o governo, a transição do Auxílio Gás para o Gás do Povo será gradual. Também, os primeiros botijões começarão a ser entregues em novembro de 2025, e todas as 15,5 milhões de famílias serão atendidas até março de 2026. Ao todo, o programa distribuirá 65 milhões de botijões por ano.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.