Na quarta-feira (15), Goiânia registrou a tarde mais quente da história do mês de novembro. Segundo o Inmet, a estação meteorológica automática registrou máxima de 39,3°C na capital goiana. Segundo o site do Inmet, a previsão para Goiânia nesta quinta-feira (16) é de uma máxima de 39°C.
As altas temperaturas registradas nos últimos dias são consequência da quarta onda de calor deste ano no Brasil. Apesar de ser um fenômeno comum na primavera, desta vez, o evento está sendo acentuado por um El Niño intenso e pelos efeitos do aquecimento global (entenda abaixo).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em entrevista, André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado (Cimehgo), descartou a possibilidade de a onda de calor atingir um novo pico em Goiânia nesta quinta-feira (16).
“Estamos mantendo a temperatura de 37ºC (em Goiânia) e não acredito que hoje vá dar 39ºC, até por conta da nebulosidade que está espalhada sobre o estado de Goiás”, disse Amorim.
O meteorologista explica que, após o pico da onda registrado no feriado, as temperaturas vão começar a baixar gradualmente, a partir do próximo final de semana.
“Temos uma frente fria que está se deslocando pela região Sudeste e a presença de nebulosidade sobre o estado. No final de semana, temos previsão de pancadas de chuva para todo o estado e aí o calor vai recuar. A tendência é que a partir do dia 19 (domingo), as condições climáticas retornem para algo aceitável”, afirma André Amorim.
“A nebulosidade que está avançando sobre o estado está minando o calor e quebrando gradativamente a massa de ar quente e seco. Ou seja, a nebulosidade está fazendo a massa de ar quente perder força, com isso haverá espaço para que a frente fria possa atuar em Goiás, trazendo chuva”, concluiu Amorim.
De acordo com André Amorim, o contraste dessa frente fria, que será a responsável por quebrar a sequência longa de dias quentes e secos, com o calor intenso deve favorecer a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas em Goiás.
“A partir do final de semana, as temperaturas vão voltar para o patamar natural de 30ºC e 31ºC que são as máximas esperadas para o mês de novembro. A umidade relativa do ar, também, vai melhorar muito e as mínimas vão subir para 45%”, aponta.
El Niño
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o El Niño intenso, considera-se não somente ao aumento da temperatura das águas do Oceano Pacífico, mas também as mudanças na atmosfera próxima à superfície do oceano, com o enfraquecimento dos ventos alísios (que sopram de leste para oeste) na região equatorial.
Com isso, é possível observar mudanças da circulação da atmosfera nos níveis baixos e altos, determinando mudanças nos padrões de transporte de umidade, e portanto variações na distribuição das chuvas em regiões tropicais e de latitudes médias e altas.
Fonte: O Popular
Foto: Renato Conde
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br