Frente fria e ciclone trazem risco de chuva forte e granizo para Jataí

Frente fria e ciclone trazem risco de chuva forte e granizo para Jataí
Empresa destacou os cuidados a se tomar durante chuvas (Foto: Reprodução)

O sábado (8) promete ser de tempo instável em Jataí e em boa parte da região Sudoeste de Goiás. Segundo o boletim nº 0312/2025 do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), o município deve registrar pancadas de chuva isoladas, com possibilidade de temporais acompanhados de ventos fortes, raios e até granizo.

As instabilidades são provocadas pelo avanço de uma frente fria pela região Sudeste do país, que será reforçada pela presença de um ciclone extratropical na costa brasileira. A combinação desses fenômenos aumenta o risco de chuvas intensas em praticamente todo o estado de Goiás.

Em Jataí, o volume estimado de precipitação é de até 25 milímetros, com temperaturas variando entre 19°C e 29°C. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 50% e 95%, o que contribui para aliviar o tempo seco dos últimos dias, mas também reforça a sensação de abafamento.

Chuvas atingem todo o Sudoeste goiano

As condições de instabilidade também se estendem para cidades vizinhas. Em Rio Verde, a previsão indica chuva de até 28 milímetros e máxima de 28°C. Já em Mineiros e Caiapônia, o volume pode chegar a 30 milímetros, com céu encoberto e pancadas de chuva ao longo do dia.

O CIMEHGO mantém alerta para risco de tempestades em todos os 246 municípios goianos, com precipitações que podem variar entre 20 mm e 70 mm por dia. As rajadas de vento podem alcançar 60 km/h, aumentando o risco de queda de árvores, destelhamentos e alagamentos pontuais.

A recomendação é que a população evite áreas abertas, busque abrigo seguro e não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas durante tempestades.

Mananciais ainda estão abaixo da normalidade

Mesmo com o retorno das chuvas, alguns rios da região continuam em situação de atenção. O boletim indica que o Rio Verde, monitorado em Paraúna e Maurilândia, está abaixo da zona de normalidade, com registros de níveis mínimos históricos.

Outros mananciais, como o Rio Araguaia, em Aruanã e Nova Crixás, também permanecem abaixo da média para o período. Em contrapartida, o Rio Meia Ponte, que corta Goiânia e Itumbiara, apresentou elevação nos níveis após as fortes chuvas registradas nos últimos dias.

Risco de incêndios é baixo, mas atenção continua

O CIMEHGO informou ainda que nenhum município goiano está em situação crítica para queimadas neste sábado. O chamado “Fator 30-30-30” — que considera temperaturas acima de 30°C, umidade abaixo de 30% e ventos superiores a 30 km/h — não será atingido na maior parte do estado.

Apesar disso, o órgão reforça a importância da conscientização ambiental e alerta para o perigo das queimadas, especialmente em áreas rurais.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.