Frente fria derruba temperaturas e mantém alerta de ar seco em Jataí nesta sexta-feira

Frente fria derruba temperaturas e mantém alerta de ar seco em Jataí nesta sexta-feira
Foto: Alex Alves - Portal Pn7

A cidade de Jataí inicia o mês de agosto sob a influência de uma massa de ar frio de origem polar, que derrubou as temperaturas nesta sexta-feira (1º). De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), a previsão para o município indica mínima de 8°C durante a madrugada e máxima de 27°C no período da tarde, com céu limpo e ausência total de chuvas.

Essa condição climática provoca uma grande amplitude térmica, com manhãs frias e tardes mais amenas, exigindo atenção especial de crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios. Apesar do alívio térmico nas tardes, o clima continua sendo marcado pela baixa umidade relativa do ar, que deve variar entre 18% e 70%, colocando a cidade em estado de alerta, conforme critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além dos efeitos diretos à saúde da população, a combinação de tempo seco e vegetação ressecada mantém o risco de queimadas em nível elevado. O município contabiliza 88 dias sem registro significativo de chuva, cenário que agrava os impactos ambientais e dificulta a recuperação dos mananciais da região.

A recomendação é para que os moradores evitem qualquer tipo de queimada ou uso de fogo ao ar livre, além de redobrar os cuidados com hidratação e proteção contra o frio nas primeiras horas do dia. O uso de umidificadores, consumo constante de água e atenção com a ventilação dos ambientes internos são medidas simples, mas fundamentais para minimizar os efeitos do clima adverso.

O CIMEHGO segue monitorando as condições climáticas em todo o estado e alerta para a continuidade do tempo seco nos próximos dias, com tendência de manutenção do frio nas madrugadas e ar seco predominando durante a tarde, especialmente no sudoeste goiano, onde está localizado o município de Jataí.

Share this content:

Víctor Santana Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.