Frente fria avança e Jataí pode ter pancadas de chuva nesta quinta-feira

Frente fria avança e Jataí pode ter pancadas de chuva nesta quinta-feira
Foto: PMJ

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) divulgou o boletim meteorológico nº 0303/2025 com previsão de mudanças significativas nas condições do tempo em Goiás a partir desta quinta-feira (30). O avanço de uma frente fria pelo Sudeste do país deve provocar o retorno das chuvas e aumentar o risco de tempestades em várias regiões goianas, incluindo o Sudoeste, onde está localizado o município de Jataí.

De acordo com o informativo, Jataí deve ter sol com variação de nebulosidade e pancadas de chuva isoladas ao longo do dia. A temperatura mínima prevista é de 19°C, e a máxima não deve ultrapassar 31°C. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 25% e 80%, valores que indicam melhora nas condições de umidade após um longo período de estiagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A região Sudoeste, que abrange cidades como Rio Verde, Mineiros e Santa Helena, também deve registrar chuvas pontuais. Em Rio Verde, a previsão é semelhante à de Jataí, com máxima de 31°C e pancadas de chuva isoladas. Já em Mineiros, o volume previsto é de cerca de 5 mm, com céu parcialmente nublado e variação térmica entre 19°C e 33°C.

O boletim alerta para o risco potencial de tempestades em 53 municípios do estado, especialmente nas regiões Centro-Sul e Sudoeste, onde podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm por hora, com rajadas de vento de até 50 km/h, além da possibilidade de raios e granizo. O CIMEHGO orienta que a população fique atenta aos alertas emitidos pelos órgãos de defesa civil, uma vez que o período é de transição entre a seca e o início da estação chuvosa, quando as mudanças climáticas tendem a ser mais bruscas.

Mesmo com a chegada das chuvas, o monitoramento hidrológico aponta que vários rios do estado ainda estão com níveis abaixo da normalidade. O Rio Verde, que passa por municípios próximos como Paraúna e Maurilândia, permanece em níveis baixos, atingindo o mínimo histórico para o período. Já o Rio Meia Ponte, em Goiânia e Itumbiara, apresentou leve alta após as últimas precipitações.

O CIMEHGO também reforçou que, apesar da umidade aumentar com as chuvas, o chamado “Fator 30-30-30” — quando há temperatura acima de 30°C, umidade abaixo de 30% e ventos fortes — ainda representa condição de alerta para queimadas em algumas áreas. No entanto, o boletim indica que nenhum município está em nível crítico de incêndio florestal nesta quinta-feira.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.