Free Flow chega a Goiás: saiba como vai funcionar o pedágio eletrônico nas BRs 060 e 452

A partir de abril de 2026, motoristas que trafegam pelas BRs 060 e 452, entre Goiânia, Rio Verde e Itumbiara, passarão a contar com um novo modelo de cobrança de pedágio. Sob gestão da concessionária Rota Verde Goiás, pelo menos sete pontos das rodovias receberão o sistema conhecido como Free Flow (fluxo livre), que elimina as cancelas tradicionais e permite que os veículos passem sem parar.
O modelo utiliza pórticos — estruturas metálicas instaladas sobre a via — equipados com câmeras e sensores que identificam os veículos por meio da leitura da placa ou de uma etiqueta eletrônica (TAG) fixada no para-brisa. Esses equipamentos registram o tipo de veículo, como automóvel ou caminhão, e processam automaticamente a tarifa correspondente.
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Os motoristas poderão ser identificados de duas formas. A primeira é pelo uso da TAG, dispositivo de radiofrequência adquirido pelo usuário e instalado no para-brisa. Nesse caso, o valor do pedágio é debitado automaticamente, com possibilidade de descontos para quem utiliza os trechos com frequência. A segunda é pela leitura da placa, destinada a quem não possui a etiqueta eletrônica. Nessa modalidade, o motorista terá até 30 dias para efetuar o pagamento junto à concessionária. Caso não regularize, a passagem será considerada evasão de pedágio, infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro, sujeita a multa de R$ 195,23.
Segundo a concessionária, os motoristas serão avisados com antecedência da chegada ao pórtico, por meio de placas e sinalização, garantindo tempo para se preparar para a cobrança eletrônica. Além disso, em breve, será possível cadastrar a placa do veículo para que a tarifa seja debitada automaticamente, sem necessidade de TAG.
O sistema Free Flow começou a ser implantado no Brasil após a sanção da Lei nº 14.157/21, em 2021. A primeira operação ocorreu em março de 2023, na BR-101 Rio-Santos, no Rio de Janeiro. Desde então, outras rodovias em Minas Gerais, Paraná e São Paulo também adotaram o modelo. Em Goiás, a implantação será pioneira, prometendo mais fluidez no tráfego e menos retenções em pontos de pedágio.
Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
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