Conversamos com a dermatologista Regina Bufmann para entender as causas da foliculite e como prevenir a condição.

Vermelhidão, coceira e pequenas lesões inflamadas na pele são sintomas comuns de foliculite, uma condição dermatológica comum, mas que pode se tornar persistente e desconfortável. De acordo com a dermatologista Regina Buffman, o problema ocorre quando há uma inflamação dos folículos pilosos, estrutura em que os pelos nascem. O quadro pode aparecer em qualquer região do corpo.

A coluna, então, conversou com a médica a fim de entender as principais causas do problema e quais medidas adotar para acabar de vez com as indesejáveis bolinhas pelo corpo.

Segundo Regina, diversos fatores podem desencadear a foliculite. Ela adianta que um hábito, em especial, aumenta o risco de desenvolver o problema: o uso inadequado de lâminas de barbear.

“Uma das melhores formas de prevenção está em evitar lâminas desgastadas e manter a pele bem hidratada após a depilação”, explica Regina Buffman.

Além disso, a dermatologista ressalta que é importante evitar o uso de roupas apertadas para driblar a aparição das bolinhas pelo corpo, especialmente em regiões em que a pele já sofre com atrito constante, como virilha e axilas.

Saiba como tratar a foliculite

E como tratar?

Conforme a expert, o tratamento varia conforme a gravidade do quadro. “Em casos leves, indicamos sabonetes antissépticos e antibióticos tópicos para conter a infecção. Se a inflamação for mais severa, pode ser necessário o uso de antibióticos orais”, destaca Regina Buffman.

Embora seja uma condição comum, a foliculite pode se tornar crônica ou evoluir para infecções mais profundas, exigindo um acompanhamento especializado.

Se a inflamação for recorrente ou apresentar sintomas como dor intensa e formação de pus, o ideal é procurar um dermatologista.

Por Beatriz Bonfim, Claudia Meireles
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?