Operação Safrinha desencadeada pela Delegacia Regional de Fiscalização de Jataí, em parceria com as delegacias regionais de Fiscalização de Itumbiara e Rio Verde, flagrou, em poucas horas, quase 200 toneladas de milho transportadas com irregularidades fiscais, além de 300 fardos de refrigerantes de dois litros e defensivos agrícolas sem nota fiscal.
As mercadorias estavam em pelo menos 12 veículos abordados pelo fisco na BR-060, no Posto da Polícia Rodoviária Federal, ambos em Jataí, e também em Chapadão do Céu. Do total de milho apreendido, 55 toneladas estavam sem nota fiscal, 110 toneladas sem o pagamento antecipado do ICMS e 27 toneladas com nota fiscal vencida.
De acordo com o delegado fiscal de Jataí, Gerson Segundo de Almeida, a maioria dos autos de infração lavrados pelos fiscais está sendo quitada nesta quarta-feira, dia 20, pelos contribuintes. Ele alerta que a ação conjunta com as demais delegacias – chamada Operação Safrinha – vai continuar na região para coibir a comercialização de grãos sem o recolhimento do ICMS. Além da falta de documento fiscal das mercadorias, alguns veículos abordados também não haviam pago o ICMS referente ao transporte da carga, explica.