O final de semana em Goiás deve ser de chuva, com as precipitações chegando a todo o Estado até segunda-feira (14). Quem confirma a situação é o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim.
De acordo com ele, uma frente fria que vem do Sul e passa pelo Sudeste do País, espalhando umidade, deve chegar a Goiás no sábado (12). “Começa na região Sudoeste de Goiás no sábado e no domingo (13) se espalha um pouco mais. Na segunda, ela já estará em todo o Estado”, explica.
O gerente do Cimehgo explica que, como está muito quente, o choque com a massa de ar frio favorece a instabilidade. Com isso, é possível haver, já no sábado, fortes chuvas. Vale citar, as quedas d’água podem sair de 5 mm nesta sexta (11) para 30 mm, na segunda.
“Nossa preocupação é que, por essa característica, pode haver nuvens de tempestade.” Isso inclui rajadas de raio e vento, destaca-se.
Questionado sobre o calor, André diz que este ainda deve persistir até segunda. “[Com as chuvas por todo Estado] a temperatura deve ficar mais amena.”
Nesta sexta, o gerente afirma que ainda não há sinais dessas precipitações. Segundo ele, neste momento o Estado registra apenas chuvas isoladas.
Goiânia
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no sábado, existe a possibilidade de manhã com muitas nuvens, tarde com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e noite com possibilidade de chuva isolada, em Goiânia. A temperatura pode variar de 21ºC e 32ºC.
No domingo, durante todo o dia, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura mínima prevista é de 20ºC e a máxima de 32ºC.
[wptb id=155663]
[wptb id=157121]
[wptb id=157122]
Fonte: Mais Goiás/Clima Tempo
Foto: Arquivo – Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br