De acordo com uma pesquisa elaborada pela consultoria Brand Finance e divulgada nesta semana, a Ferrari deixou de ser a marca mais poderosa do mundo em 2015, sendo superada pela empresa dinamarquesa Lego. No ranking anterior a marca italiana havia ficado em primeiro lugar. A consultoria leva em consideração fatores como lealdade do consumidor, satisfação pessoal, familiaridade e reputação corporativa global.

De acordo com uma pesquisa elaborada pela consultoria Brand Finance e divulgada nesta semana, a Ferrari deixou de ser a marca mais poderosa do mundo em 2015, sendo superada pela empresa dinamarquesa Lego. No ranking anterior a marca italiana havia ficado em primeiro lugar. A consultoria leva em consideração fatores como lealdade do consumidor, satisfação pessoal, familiaridade e reputação corporativa global.

Segundo a Brand Finance, as peças da Lego estimulam a criatividade e a possibilidade de criação individual de cada criança, construindo seus próprios universos. Além disso, em um mundo saturado por tecnologias, é uma possibilidade de brincar fora da tela. Entretanto, o principal fator que possibilitou a liderança da Lego neste ranking foi primeiro longa-metragem lançado pela mesma, “Uma aventura Lego”, já que possui um apelo para diferentes gerações e foi sucesso de público e críticas. Desde seu lançamento em 2014 já arrecadou cerca de US$ 500 milhões.

Já a Ferrari, apesar de ser ainda uma marca muito forte, de acordo com a Brand Finance, não teve o mesmo desempenho, visto que não fatura um título mundial há muito tempo e também não venceu nenhuma corrida em 2014. Associando tudo isso, ela caiu do primeiro para o décimo lugar no ranking das empresas mais poderosas. Outro fator que pesou seria a diminuição do senso de exclusividade da marca, já que seu novo CEO, Sergio Marchionne, busca um aumento da produção da Ferrari com o intuito de elevar a receita, ideia contrária ao seu antecessor, Luca di Montezemolo, que havia limitado a produção anual em 7 mil unidades.

Confira o ranking das dez empresas mais poderosas:

1º Lego
2º PwC
3º Red Bull
4º Unilever
5º McKinsey&Company
6º Burberry
7º Rolex
8º L’Oréal
9º Coca Cola
10º Ferrari

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

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