Feriadões e férias: como planejar 2026 para aproveitar até 23 dias de descanso consecutivo

Para alegria dos trabalhadores, 2026 será um ano generoso em feriados prolongados. Serão nove feriados nacionais em dias úteis, sendo sete deles em segundas ou sextas-feiras — uma combinação perfeita para quem deseja aproveitar ao máximo os dias de descanso.
Ao planejar as férias, vale ficar atento ao calendário, pois emendar o período de férias com os feriadões pode garantir até seis dias extras de folga para quem não trabalha aos sábados e domingos. Assim, é possível estender o descanso, viajar ou, simplesmente, passar mais tempo com a família.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que diz a lei sobre as férias
Antes de definir o melhor período de descanso, é fundamental conhecer as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Uma delas determina que as férias não podem começar nos dois dias que antecedem um feriado ou o descanso semanal remunerado.
Além disso, o período de férias não pode ser inferior a cinco dias corridos, e o descanso pode ser dividido em até três partes, desde que uma delas tenha no mínimo 14 dias consecutivos.
— Não é possível planejar vários períodos de cinco dias para aproveitar feriados diferentes. Por exemplo, o trabalhador pode tirar cinco dias em um período, depois 14 em outro e o restante em um terceiro momento, explica Lucas Camargo, advogado e sócio da área Trabalhista do Madrona Advogados.
O especialista também chama a atenção para a necessidade de alinhamento com o setor de Recursos Humanos e com possíveis acordos coletivos firmados entre empresas e sindicatos. Esses acordos, segundo Camargo, podem ajustar os dias de feriado, permitindo maior flexibilidade na hora de organizar as férias.
Por outro lado, vale lembrar que a decisão final sobre o período de férias cabe ao empregador, o que reforça a importância de planejar com antecedência e negociar o melhor momento.
Melhores meses para aproveitar os feriadões
Entre as oportunidades de 2026, novembro se destaca como o mês mais vantajoso. O calendário traz Finados (2/11, segunda-feira), Proclamação da República (15/11, domingo) e o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20/11, sexta-feira).
Dessa forma, quem sair de férias em 3 de novembro (terça-feira) e retornar em 19 de novembro (quinta-feira), poderá emendar os feriados e descansar 23 dias seguidos, usando apenas 17 dias de férias, considerando a ausência de expediente aos sábados.
No entanto, para quem prefere não esperar até o fim do ano, abril também é uma boa opção. O mês conta com a Sexta-feira Santa (3/04) e Tiradentes (21/04, terça-feira). Assim, ao iniciar as férias em 6 de abril e encerrá-las em 17 de abril, é possível desfrutar de 18 dias de descanso, utilizando 13 dias de férias — principalmente se o trabalhador conseguir emendar a segunda-feira anterior ao feriado de Tiradentes, usando o banco de horas.
Outra alternativa interessante é o mês de maio, que começa com o feriado do Dia do Trabalho (1º/05, sexta-feira). Tirando férias de 4 a 15 de maio, o trabalhador pode descansar 17 dias seguidos, usando apenas 12 dias de férias.
Feriados e pontos facultativos em 2026
Feriados nacionais:
-
1º de janeiro (quinta-feira) — Confraternização Universal / Ano Novo
-
3 de abril (sexta-feira) — Sexta-feira Santa
-
21 de abril (terça-feira) — Tiradentes
-
1º de maio (sexta-feira) — Dia do Trabalho
-
7 de setembro (segunda-feira) — Independência do Brasil
-
12 de outubro (segunda-feira) — Nossa Senhora Aparecida
-
2 de novembro (segunda-feira) — Finados
-
15 de novembro (domingo) — Proclamação da República
-
20 de novembro (sexta-feira) — Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
-
25 de dezembro (sexta-feira) — Natal
Pontos facultativos:
-
16 de fevereiro (segunda-feira) — Carnaval
-
17 de fevereiro (terça-feira) — Carnaval
-
18 de fevereiro (quarta-feira) — Quarta-feira de Cinzas (até 14h)
-
4 de junho (quinta-feira) — Corpus Christi
-
24 de dezembro (quarta-feira) — Véspera de Natal (a partir das 14h)
Em resumo, planejar o descanso de forma inteligente pode otimizar as férias sem ferir as regras da CLT. Por isso, o sucesso da estratégia depende da comunicação com o empregador e da organização prévia.
Enquanto isso, o calendário de 2026 promete ser um grande aliado de quem busca equilíbrio entre trabalho e descanso. Portanto, com um pouco de antecedência e atenção às datas, é possível transformar o próximo ano em uma verdadeira maratona de feriadões.
Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
Share this content: