Para os fãs de temperaturas baixas, essa semana em Goiás promete não decepcionar, com algumas cidades no Sudoeste do estado atingindo mínimas de até 10 °C, enquanto outras regiões podem variar entre 12 °C e 17 °C. As informações são do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
André Amorim, gerente do órgão, explicou que o motivo dessas quedas é uma faixa de ar frio de origem polar que caminha rumo à ‘terra do pequi’, diminuindo as temperaturas de forma mais intensa. A faixa terá como foco principal as regiões Sul e Sudeste do Brasil, mas deve se estender também por aqui, especialmente em localidades no Sudoeste Goiano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Quando ela chegar aqui em Goiás, deve perder muita intensidade, perdendo força, e com isso as temperaturas vão ficando frias. Os destaques são para a região Sudoeste, enquanto no restante [do estado] fica aquele friozinho mais tímido”, esclareceu.

Conforme a previsão da Cimehgo para quarta-feira (29), os termômetros devem atingir os 10°C nas cidades de Itarumã, Serranópolis e Caçu. Os municípios que fazem divisa com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ser ainda mais gelados, como Itajá, Aporé e Chapadão do Céu, assim como Mineiros.
Já na região Central do estado, os termômetros variam entre mínimas de 13°C e 17°C, como em Ceres, que deve marcar baixas de 17°C e altas de até 31°C.
Em Anápolis, as temperaturas podem atingir máximas de até 29 °C, enquanto a capital, Goiânia, chega aos 31°C. Em ambas as cidades as mínimas devem atingir os 16ºC.
Para os fãs de calor, Araguapaz, Niquelândia, Aruanã e Porangatu surpreendem com termômetros batendo a casa dos 34°C.
Em Jataí, a terça-feira (28) deve ter predomínio de sol, com temperaturas que variam entre 15ºC e 29ºC e umidade relativa do ar variando entre 30% e 85%. Em Rio Verde, a previsão é semelhante, com temperaturas que variam entre 15ºC e 30ºC e umidade relativa do ar variando entre 30% a 85%.
Por Thiago Alonso
Foto: Vânia Santana – Portal Pn7
Jornalismo Portal Pn7