FEBRE AMARELA: O que é? Quais são seus sintomas?

A febre amarela tem sido pano de fundo de inúmeras notícias vinculadas à saúde, desde do final de 2017, e entrou o ano de 2018 fazendo vítimas fatais e promovendo medo nas pessoas, em especial nos estados brasileiros onde há uma grande densidade populacional, sendo eles: São Paulo e Minas Gerais.
Para os que desconhecem, a febre amarela é uma doença grave, gerada por um vírus e transmitida por mosquitos vetores, como o já tão conhecido aedes aegypti (mosquito que transmite a dengue).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os primeiros sintomas que se manifestam da doença são: febre alta, calafrios, dor-de-cabeça, dor muscular, vômitos, náuseas e cansaço. Conforme a doença avança, podem ocorrer insuficiência renal e hepática (disfunção associada ao fígado) e hemorragias, o que induz a vítima a óbito em 7 dias.
Em Goiás, ainda não temos casos de febre amarela registrados até agora, o que não significa motivo de despreocupação, pois a doença pode se alastrar rapidamente.
Para maiores esclarecimentos, vá a um Posto de Saúde mais próximo, de preferência munido de sua carteira de vacinação, e esteja atento aos sintomas da febre amarela caso os mesmos apareçam.
Caren Cris Oliveira Tenório
Jornalismo Portal Panorama
Share this content: