Mais de 1 bilhão de ligações abusivas já foram bloqueadas pela Anatel
Sabe aquelas ligações insistentes de telemarketing que parecem não ter fim? Esse é um problema que, mesmo após medidas adotadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), continua atingindo milhões de brasileiros.
Nos últimos dois anos, a Anatel determinou o bloqueio de mais de 1 bilhão de chamadas suspeitas de serem abusivas. Embora o número impressione, ele é considerado pequeno diante da dimensão do mercado: o Brasil possui mais de 200 milhões de linhas de celular ativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo técnicos da agência, os responsáveis por essas chamadas, em grande parte fraudadores, conseguem se antecipar às medidas das operadoras e dos órgãos de fiscalização. A ameaça mais recente recebeu o nome de spoofing, um golpe que utiliza tecnologia para mascarar o número real de origem da ligação. Dessa forma, no visor do celular pode aparecer até mesmo o número do próprio usuário ou de instituições financeiras, dificultando a identificação e o bloqueio.
“Essa insistência nas ligações abusivas já ocorre há pelo menos dois anos. Foram mais de 1 bilhão de chamadas bloqueadas apenas nesse período. Implementamos uma série de obrigações para que as operadoras identifiquem usuários que ultrapassam o limite de chamadas permitidas, mas é um processo em constante evolução”, explicou Nilo Pasquali, Superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel.
A agência está desenvolvendo um sistema de identificação de chamadas, que tem como objetivo combater o spoofing e garantir que o número exibido na tela seja, de fato, o real. “O spoofing é um problema global. Estamos trabalhando na implementação de uma tecnologia que impeça a falsificação do número de origem. Isso deve reduzir significativamente a efetividade desses golpes”, concluiu Pasquali.
Apesar da gravidade do problema, projetos em análise no Congresso que buscam reforçar a proteção ao consumidor contra chamadas abusivas ainda não avançaram para votação.
Enquanto isso, especialistas orientam que os usuários evitem atender ligações de números desconhecidos e recorram a aplicativos de bloqueio de chamadas como forma de reduzir os transtornos causados pelas práticas abusivas.
Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
Share this content:

