Extintor de incêndios em carros não será mais obrigatório

Automóvel Top Geral

Em reunião nesta quinta feira (17), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu que o uso de extintor de incêndios em carros será opcional. Dessa forma, a falta do mesmo não será mais considerada uma infração de trânsito que gera multa. O fim desta obrigatoriedade começará a valer a partir da publicação da resolução, que deverá ser nos próximos dias, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Em locais como Estados Unidos e grande parte da Europa, também não existe mais a obrigatoriedade do extintor em veículos.

tonolucro

Tal decisão foi embasada em estudos e pesquisas feitas pelo Denatran que comprovaram que as inovações tecnológicas presentes atualmente nos veículos resultam em maior segurança contra incêndios, como por exemplo, o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros, entre outras. Além disso, há também a questão do despreparo dos motoristas em manusear o extintor de incêndio, o que gera mais riscos de danos à própria pessoa.

No Brasil, desde 1970 existe a obrigatoriedade do extintor de incêndios nos carros, e trafegar sem o mesmo ou com ele vencido ou inadequado gera infração média com multa de R$ 127,69 e mais cinco pontos na carteira.

Entretanto, para caminhões, caminhões-trator, micro-ônibus, ônibus, camionetes, camionetas, triciclos de cabine fechada e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, a obrigatoriedade do extintor ainda persiste.

Lembrando que esta decisão do Contran ocorre pouco antes de começar a valer a obrigatoriedade dos extintores do tipo ABC, prevista para 1º de outubro. Este tipo de equipamento combate o fogo em mais tipos de materiais do que o tipo de extintor BC, o qual equipava grande parte dos veículos até alguns anos atrás. Tal decisão motivou a procura incessante do extintor ABC nas lojas, o que resultou na falta do produto e denúncias de preços exorbitantes.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

One thought on “%1$s”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.