vania santana corrifa jatai site panorama pn7 noticias laila oliveira
O desejo por resultados rápidos quando nos empolgamos com alguma atividade nova, é querer fazer aquilo o máximo de vezes possível.

Assim como em outras atividades correr é um exercício apaixonante. Mas, às vezes, o entusiasmo faz com que você acabe se lesionando. Fique de olho em alguns cuidados.

Conheça o esporte!

Mesmo que os primeiros encontros com a corrida sejam incríveis, isso não significa que você deva acelerar as coisas. Exercite por 30 minutos ou uma corridinha de 20 minutos, já vale. Preparar o corpo para o esforço que vai receber é como montar a armadura para quem vai guerra.

Não esqueça de outras atividades.

Não vale esquecer todas as outras atividades por esse novo amor.  Outras atividades são indispensáveis, como a musculação, por exemplo, assim evita a perda de massa magra, que absorve o impacto da corrida e preserva as articulações. É importante considerar exercícios de fortalecimento durante a semana.

Tenha calma.

Antes de dar um novo passo com a corrida, como correr maratonas, tenha a certeza de sua preparação e confiança para as novas mudanças. Durante esse período de treinos mude os lugares de encontro para melhor rendimento; saia da esteira e vá para a rua! Não se esqueça é sempre indicado esperar um pouco mais de tempo: cerca de seis meses.

Alimentação

A alimentação é um dos pilares mais importantes em qualquer tipo de treinamento. Uma alimentação saudável vai manter você livre de gripes e resfriados, amplificando também a capacidade de recuperação muscular, permitindo treinar mais vezes e com menos risco.

Descanse

O desejo por resultados rápidos quando nos empolgamos com alguma atividade nova, é querer fazer aquilo o máximo de vezes possível.

Passamos o dia a espera da próxima oportunidade de se exercitar. Após sentir o resultado de uma corrida, você irá querer triplicar o tempo que corre, quer mais e mais resultado. O descanso é ideal entre as corridas. Deve se respeitar um intervalo mínimo de 24 horas entre um treino e outro, sendo que este intervalo se deve aumentar em  treinos  com alta intensidade.

Equilibrando todas essas dicas da melhor maneira possível, basta manter a cabeça no lugar para o corpo não perecer por causa de besteira. Essa é uma dica preciosa pra todo mundo que faz um mínimo de exercício físico, atleta frequente ou entusiasta de final de semana.

Laila Oliveira
Foto: Alex Alves
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?