Após mobilização de profissionais de eventos de Jataí e de tratativas com a prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde, a realização de eventos foi oficialmente liberada em Jataí. Devido a proibição da realização de eventos gerada pela pandemia da Covid-19, profissionais como garçons, seguranças, cozinheiros, floristas, decoradores, fotógrafos, maquiadores, cerimonialistas e diversos outros profissionais que atuam no ramo tem passado por graves dificuldades e ansiavam pela retomada.
As atividades, liberadas a partir do decreto nº 3.826, de 21 de setembro de 2020, devem seguir um protocolo rígido que foi desenvolvido por profissionais do setor. O gestor de eventos Thiago Batista Assis, um dos responsáveis pela criação do plano e pelas tratativas com as autoridades de saúde, destaca que o cumprimento do protocolo de segurança é interesse das empresas, uma vez que elas anseiam pela liberação de eventos maiores em breve.
Segundo Thiago Assis, as discussões sobre os planos de retomada ou de políticas públicas assistenciais deixaram o setor desassistido e centenas de empresas e profissionais passam por dificuldades após o longo período sem atividades. “Decidimos nos mobilizar e lembrar às autoridades da importância do setor e apontar a necessidade de um plano de retomada com segurança. Construímos o Plano baseado em estudos realizados e em medidas já adotadas em diversas cidades brasileiras, tendo como referencial teórico o Protocolo de Retomada do Setor de Eventos – Versão 2.0, editado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE)”, afirmou o gestor de eventos.
Segundo o decreto, publicado em 21 de setembro, é permitida a realização de eventos para até 50 pessoas, condicionada ao cumprimento das normas sanitárias vigentes para prevenção de contaminações pela COVID-19 e aponta várias medidas que devem ser tomadas cumulativamente pelos organizadores de eventos.
O Plano de Retomada de Eventos, desenvolvido por profissionais da área em Jataí, traz o detalhamento das ações que devem ser tomadas pelos empresários do setor e também devem ser observadas pelos contratantes e convidados dos eventos. Confira as principais ações:
- Realização de dimensionamento de mão de obra e redução de equipes ao mínimo essencial;
- Controle de trabalhadores com impedimento para pessoas do grupo de risco, sintomas gripais, casos suspeitos ou confirmados de COVID-19;
- Controle documental com termos de responsabilidade e listagem de profissionais atuantes em cada atividade realizada;
- Aferição de temperatura de trabalhadores e convidados;
- Exibição de informações sobre prevenção e cuidados sanitários nos ambientes;
- Disponibilização de produtos de higiene e álcool em gel 70%;
- Proibição de pista de dança e quaisquer outros espaços que gerem aglomerações;
- Utilização de embalagens individuais para bebidas;
- Marcação de distância entre os convidados para filas de buffet e disponibilização de profissionais responsáveis por servir os convidados;
- Entradas, doces e bolos deverão ser servidos em embalagens individuais.
As informações detalhadas podem ser vistas nos documentos: Decreto e Plano de Retomada.
Por Estael Lima
Foto capa: Dan Cunha Fotografia
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