EUA passa a exigir redes sociais públicas para conceder vistos

A Embaixada dos Estados Unidos afirmou que solicitantes de visto tipo F, M e J deverão ajustar as configurações das redes sociais para o “modo público”. O anúncio foi feito neste domingo (24/8), por meio publicação nas redes sociais.

“Essa medida permite que sejam feitas todas as verificações necessárias para avaliar se o solicitante atende aos requisitos para entrada nos Estados Unidos”, diz o comunicado.

Os vistos em questão são destinados a estudantes, intercambistas culturais e acadêmicos e especialistas ou técnicos vocacionais. Apesar do comunicado, a embaixada não deixou claro como serão feitas as verificações e nem o que pode ser considerado como rede social.

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Na última quinta-feira (21/8), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, já havia declarado que a emissão de vistos de trabalho para motoristas de caminhão está suspensa, devido ao “número crescente de motoristas estrangeiros”, disse.

Ainda na quinta-feira, o Departamento de Estado norte-americano anunciou que está revisando os registros de mais de 55 milhões de estrangeiros com vistos válidos nos EUA, com objetivo de encontrar possíveis violações que possam levar à revogação do visto ou à deportação.

“Revisamos todas as informações disponíveis como parte de nossa verificação, incluindo registros policiais ou de imigração ou qualquer outra informação que venha à tona após a emissão do visto indicando uma potencial inelegibilidade”, disse.

As medidas acontecem em meio a políticas de imigração do governo de Donald Trump e crises nas relações bilaterais com diversos países, incluindo o Brasil.

Por Gabriela Pereira
Foto: Getty Images
Jornalismo Portal Pn7

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Redação Portal PaNoRaMa

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