Caroline Souza disse que não esperava uma nota tão alta, mas que resultado veio com muito esforço. Ela fez três anos de cursinho presencialmente e um ano assistindo às aulas em casa.

A estudante Caroline Souza Oliveira, de 21 anos, está entre os quatro goianos que tiraram nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela fez quatro anos de cursinho tentando passar para medicina e conta que se surpreendeu com o tema escolhido para a prova. A jovem conta que não esperava uma nota tão alta e ficou totalmente surpresa.

“Confesso que estava sem esperança. Quando abri, achei até que fosse 100, mas quando percebi que era mil eu fiquei em choque!”, disse Caroline.

A estudante conta que sonha com a faculdade de medicina desde o fim do ensino fundamental. Se preparou durante todo ensino médio, além do cursinho. Os três primeiros anos de cursinho foram presenciais.

“Eu assistia as aulas e depois ficava na biblioteca estudando até a noite. Nesse último ano, fiz cursinho online, assistindo em casa as aulas gravadas”, disse.

Caroline fazia redações pelo menos uma vez por semana, anotando os pontos que tinha mais dificuldade ou cometia mais erros e corrigindo nos próximos textos.

O resultado foi um momento muito especial. “Quando eu abri o site, eu estava sozinha. Depois fui para a sala e contei para os meus pais. Minha mãe até chorou”, contou.

Tema

O tema da redação do Enem em 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Caroline conta que o tema a surpreendeu, mas logo viu a importância do assunto.

“Eu me baseei em histórias pessoais, principalmente lembrando da minha avó, também das cuidadoras dela”, contou.

Caroline explica que, por questão de tempo, não costuma escrever a redação inteira na folha de rascunho e depois passa para a folha de resposta. Ela vai anotando alguns tópicos e ideias no próprio caderno de provas e vai escrevendo o texto definitivo direto na folha que será entregue.

Por Vitor Santana, g1 Goiás
Foto: Caroline Souza/Arquivo Pessoal
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?