Espectáculo Celeste: Lua e Marte se alinham nesta segunda-feira e podem ser vistos a olho nu

Espectáculo Celeste: Lua e Marte se alinham nesta segunda-feira e podem ser vistos a olho nu

Na noite desta segunda-feira (28), o céu brasileiro será palco de um espetáculo astronômico que poderá ser observado a olho nu em todas as regiões do país. Trata-se do alinhamento entre a Lua e o planeta Marte, que aparecerão próximos no horizonte logo após o pôr do sol.

Segundo informações de sites especializados em astronomia, o melhor horário para acompanhar o fenômeno será até às 20h30 em áreas urbanas. Em locais com menor poluição luminosa, como áreas rurais ou com céu mais escuro, a observação pode se estender até as 21h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O planeta vermelho surgirá como um ponto brilhante de coloração avermelhada ao lado da Lua, formando uma composição visual única no firmamento. Mesmo em cidades com intensa iluminação artificial, o fenômeno será visível — o que amplia a possibilidade de contemplação para milhões de brasileiros.

Para quem deseja uma experiência ainda mais detalhada, é recomendável o uso de binóculos ou telescópios. A depender da potência do equipamento, será possível observar os dois astros no mesmo campo de visão.

Outro destaque da noite é a presença da chamada Luz Cinérea — um brilho tênue que aparece na parte escura da Lua, causado pela reflexão da luz solar na Terra. De acordo com o Urânia Planetário, “trata-se do brilho suave da parte escura da Lua, iluminada pela luz refletida da Terra, o famoso ‘brilho da Terra’ no céu lunar”.

O fenômeno promete encantar observadores iniciantes e entusiastas da astronomia, sendo mais uma oportunidade de conexão com os mistérios e belezas do universo.

Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Víctor Santana Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.