Foto: Getty Images

Essa época do ano é onde muitos países presenciam a floração de diversas espécies de plantas — no hemisfério norte, o outono é quem dá suas caras.

A primavera começa oficialmente nesta quinta-feira (22) no hemisfério sul e vai até o dia 21 de dezembro. Essa época do ano é onde muitos países presenciam a floração de diversas espécies de plantas — no hemisfério norte, o outono é quem dá suas caras.

A transição entre o inverno e o verão tem início com o equinócio de primavera — a palavra é derivada do latim e significa “noites iguais”. Com ele, inauguram-se dias com maior tempo de claridade do que durante o inverno. Mas, hoje, dia e noite têm a mesma duração: exatamente 12 horas cada.

Por que isso ocorre?

As quatro estações do ano são determinadas devido à inclinação da Terra em relação ao Sol e ao movimento que ela faz. Conforme a translação do planeta, a luz solar incide de forma diferente nos dois hemisférios ao longo do ano.

Por isso, quando é verão na parte norte, é inverno na parte sul. E a duração dos dias e noites varia, de acordo com a época e o posicionamento do país no globo.

No momento do equinócio (que pode ser de primavera ou de outono), a luz solar incide diretamente sobre a Linha do Equador, igualmente sobre os dois hemisférios. É por isso que nesta data o dia e a noite têm a mesma duração — e o Sol nasce precisamente no ponto cardeal leste.

Logo após o equinócio de primavera, o Sol avança para o hemisfério Sul, nos trazendo dias mais longos e temperaturas mais quentes. O oposto ocorre do outro lado do globo, com o início do outono e seus dias mais curtos e frios.

Rotação da Terra

O eixo de rotação da Terra tem uma inclinação de 23,5°, em relação ao plano orbital ao redor do Sol. Se ele estivesse a 90°, o nascer e o pôr do Sol aconteceriam exatamente na mesma hora e mesmo lugar todos os dias, e não teríamos variações de clima.

O Sol nasce sempre em nosso horizonte na direção leste, e se põe a oeste, mas não precisamente no ponto cardeal leste/oeste. Com o passar do tempo, ele vai se deslocando para a direita (a rigor, para o sul, durante a primavera e verão) e esquerda (a rigor, para o norte, durante o outono e inverno).

Quando é verão em um dos hemisférios, significa que ele está apontando para o Sol, mais próximo, o que amplia as temperaturas e claridade. Ao mesmo tempo, incidem menos raios solares no outro lado do globo.

Por g1
Foto: Getty Images
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE