Encontros valorizam destinos do Mapa Turístico em Goiás

Encontros valorizam destinos do Mapa Turístico em Goiás

6 de março de 2017 0 Por Redação Portal PaNoRaMa

Com o objetivo de alinhar o cronograma e as ações para o desenvolvimento do turismo no estado neste ano, a Goiás Turismo promove de segunda-feira, dia 6, a quarta, 8, uma série de encontros na capital. A proposta é valorizar o potencial dos destinos turísticos nos 49 municípios que integram o Novo Mapa Turístico do Estado de Goiás, que faz parte do Mapa Turístico Brasileiro 2016-2019. Para os encontros, estão convidados secretários municipais de turismo e dirigentes do setor nos municípios. As reuniões serão regionais, no Centro de Convenções de Goiânia.

Estes Mapas Turísticos servem como auxílio tanto para o governo federal quanto para os Estados no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo. A última atualização aconteceu em 2016, quando em Goiás, foram mapeadas dez regiões turísticas compostas por 49 municípios. Seis municípios entraram no mapa e oito deixaram de ser considerados destinos turísticos, outros foram remanejados de acordo com suas características e vocações para a região onde melhor se adequava. O atual Mapa do Turismo Brasileiro conta com 2.175 municípios, organizados em 291 regiões turísticas, segundo dados do Ministério do Turismo.

Regiões
Serão contempladas as dez grandes regiões turísticas de Goiás. Na Região Pegadas no Cerrado estão os município de Jataí, Caiapônia, Chapadão do Céu, Mineiros, Paraúna, Piranhas e Serranópolis. Há ainda a Região Turística Vale da Serra da Mesa com os municípios de Colinas do Sul, Minaçu, Niquelândia e Uruaçu e a Região Vale do Araguaia, com os municípios de Aragarças, Aruanã, Britânia, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia.

Na Região das Águas Quentes está o maior manancial hidrotermal do mundo, nos municípios de Caldas Novas e Rio Quente. A Região do Ouro e Cristais é integrada pelos municípios de Abadiânia, Alexânia, cidade de Goiás, Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Jaraguá, Mossâmedes, Padre Bernardo e Pirenópolis. Na Região dos Negócios e Tradições estão os municípios de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia e Trindade. Região Lagos do Paranaíba: Itumbiara, Lagoa Santa, São Simão e três Ranchos.

Já a Região Região Chapada dos Veadeiros contempla os diversos destinos turísticos dos municípios de Alto Paraíso, Cavalcante, São João D’Aliança e Terezina de Goiás. Na Região da Estrada de Ferro estão os municípios de Bonfinópolis, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Pires de Rio e Silvânia. Três municípios estão na Região das Águas e Cavernas do Cerrado: Formosa, Mambaí e São Domingos.

Foto Capa: Vânia Santana