Todos sabem como é difícil usar o serviço de atendimento de muitas empresas. Além da demora em ter sua solicitação atendida, há ainda a questão do desrespeito e de estar sendo visivelmente lesado. Por conta disso, de acordo com o site “Reclame Aqui”, o desrespeito ao consumidor é a principal queixa nas cinco regiões brasileiras, sendo elas Sudeste (22,38%), Sul (20,94%), Centro Oeste (22,15%), Nordeste (20,35%) e Norte (19,17%). As outras reclamações mais comuns são sensação de se sentir prejudicado, atraso na entrega, cobranças indevidas e produto com defeito.
Outra reclamação usual é aquela que diz respeito ao tempo gasto para conseguir falar com um atendente, muitas vezes há uma espera de mais de 30 minutos. Como se não bastasse, são inúmeros os casos em que quando se consegue logo em seguida a ligação cai, principalmente quando são assuntos que as empresas preferem não comentar, como cobranças indevidas e cancelamentos de produtos ou assinaturas.
Em Jataí, de acordo com o site do Procon, o ranking das empresas mais demandadas por consumidores em setembro demonstra justamente este descaso e falta de respeito. Esta divulgação feita pelo órgão tem como objetivo dar aos consumidores o conhecimento das empresas que mais desrespeitaram o Código de Defesa do Consumidor. O ranking é dividido em duas partes, sendo o primeiro o de atendimento, ou seja, composto por atendimentos preliminares, simples consultas, cartas de informação, solicitações de cálculos, fiscalizações e pré-atendimentos de problemas que não são resolvidos pelo Procon (Extra Procon). Neste ranking, as dez empresas mais demandadas foram:
1º OI S/A (73 atendimentos)
2º TELEFONICA BRASIL S.A (VIVO) (62 atendimentos)
3º CLARO S/A (27 atendimentos)
4º CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (13 atendimentos)
5º OI MÓVEL S/A (13 atendimentos)
6º BANCO CRUZEIRO DO SUL S/A (12 atendimentos)
7º LOSANGO PROMOÇÕES DE VENDAS LTDA (11 atendimentos)
8º SANEAMENTO DE GOIÁS S/A (11 atendimentos)
9º SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA (11 atendimentos)
10º BANCO BRADESCO S/A (10 atendimentos)
Já o ranking de reclamações são os atendimentos que se transformaram em processos que já tramitam dentro do Procon. As dez empresas com mais reclamações são:
1º OI S/A (6 reclamações)
2º BANCO BMG S/A (4 reclamações)
3º CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ( 4 reclamações)
4º ESTRELA DIST. DE ELETRODOMÉSTICOS LTDA (3 reclamações)
5º BANCO BRADESCO FINANCIAMENTOS S.A ( 2 reclamações)
6º DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO (2 reclamações)
7º DIGIBRAS INDÚSTRIA DO BRASIL S/A (2 reclamações)
8º ELECTROLUX DO BRASIL S/A (2 reclamações)
9º EXPRESSO SÃO LUIZ LTDA (2 reclamações)
10º JARDIM JATAÍ EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS SPE LTD (2 reclamações)
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa
Boa tarde eu tambem tenho muita reclamacao da vuvo e do banco bradesco..uma falta enirme de respeito com o consumidor.