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No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 14,3% das crianças com idade entre 5 e 9 anos estão obesas. E o refrigerante é com certeza um dos vilões para a saúde, já que a quantidade de açúcar contida em uma lata de 355 mL é de aproximadamente 36 gramas

Em anúncio conjunto realizado nesta quarta feira (22), a Coca Cola, a Pepsico e a Ambev, fabricante do Guaraná Antártica, Soda e Sukita, decidiram deixar de vender refrigerantes em escolas com alunos de até 12 anos de idade, ou com maioria de crianças até essa idade.

De acordo com estas empresas, a partir de agosto, elas venderão “apenas água mineral, suco com 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos”. Ainda segundo as companhias de bebidas, esta decisão faz parte dos esforços para combater a obesidade infantil, já que elas acreditam que crianças abaixo de 12 anos não possuem maturidade suficiente para tomar decisões relacionadas ao consumo das bebidas.

No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 14,3% das crianças com idade entre 5 e 9 anos estão obesas. E o refrigerante é com certeza um dos vilões para a saúde, já que a quantidade de açúcar contida em uma lata de 355 mL é de aproximadamente 36 gramas, valor que extrapola o volume máximo diário recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 25 gramas/dia.

Esta nova política adotada pelas empresas Coca Cola, PepsiCo e Ambev valerá para cantinas que compram diretamente das fabricantes e de seus distribuidores. Em relação àquelas que compram de outros locais, como supermercados e rede de atacados haverá uma campanha de sensibilização por meio da qual todos serão convidados a fazer parte desta causa e ajudar a combater o problema da obesidade infantil.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

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