Candidato tucano aparece, pela primeira vez, numericamente à frente de Victor Priori na corrida eleitoral na cidade. - Serpes/O POPULAR -

A cinco dias das eleições municipais, a terceira rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR em Jataí apresenta uma disputa completamente indefinida. Em comparação com a pesquisa anterior, o candidato Vinícius Luz (PSDB) cresceu cerca de oito pontos porcentuais. Já Victor Priori (DEM), seu principal adversário, teve variação negativa de quatro pontos, diferença quase no limite da margem de erro de 4,38 pontos porcentuais para mais ou para menos. Agora, os dois candidatos estão empatados tecnicamente.

Os números são do cenário estimulado. O candidato tucano aparece numericamente na frente com 32,1% das intenções de voto. Em relação aos votos válidos – índice que desconsidera as intenções de voto nulo e a indefinição, e é utilizado pela Justiça Eleitoral para definir o vencedor -, Vinícius Luz tem 45,7%. Victor Priori, por sua vez, tem 30,9% da preferência e aparece com 44% das intenções de votos válidos.

O outro postulante à prefeitura de Jataí, José Herculano (PROS), está em terceiro com 7,2%. Em votos válidos, este porcentual é de 10,2%. Do total, 13,2% dos entrevistados disseram que, se as eleições fossem hoje, votariam nulo. Já o porcentual de indecisão é de 16,6%. A pesquisa Serpes/O POPULAR ouviu 501 eleitores de Jataí entre os dias 22 e 24 de setembro.

Espontânea

No cenário espontâneo – aquele em que o entrevistado diz qual é o seu candidato favorito sem que lhe seja fornecida uma lista de nomes -, Victor Priori e Vinícius Luz também estão tecnicamente empatados. Contudo, diferentemente da estimulada, neste levantamento a liderança numérica é de Priori. O democrata tem 27,9% de intenções de voto, contra 27,3% de seu adversário.

Em comparação com a rodada passada, ambos cresceram – o tucano subiu cerca de dez pontos, enquanto que Victor Priori viu seu índice aumentar dois pontos. O candidato José Herculano tem 5% da preferência do eleitor no cenário estimulado, enquanto que 27,1% do eleitorado não sabe em quem votar. No geral, 12,6% afirmou que votará nulo.

Terceiro nos levantamentos estimulado e espontâneo, José Herculano é o candidato mais rejeitado, segundo os números do levantamento. Ele tem 36,7% de rejeição e está empatado tecnicamente com Victor Priori, rejeitado por 35,9%. O tucano Vinícius Luz é o postulante mais aceito, com um porcentual de rejeição de 22,4%. Ao todo, 31,7% do eleitorado não rejeita ninguém e 1,8% não respondeu a pergunta relacionada à rejeição.

Do O POPULAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE