É primavera! Veja como será o clima da estação em todo o Brasil

Na manhã desta terça-feira, dia 22, pontualmente às 10h31min, inicia a estação primavera. Tempo em que ocorre o florescimento de diversas espécies de plantas, fazendo com que a natureza fique mais bela e a população note por algum tempo, flores coloridas e aromas perfumados.
A função do florescimento nesta época é o início da reprodução de muitas espécies de árvores e outras plantas. As temperaturas aumentam pouco a pouco e o mesmo ocorre com as águas do mar. Em grande parte dos países do Hemisfério Sul as temperaturas ficam amenas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A estação tem sua durabilidade até o dia 21 de dezembro. As flores que se destacam na primavera são a rosa, girassol, margaridinha, orquídea, bougainvillea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira e dama-da-noite.
No equinócio de Primavera, a data que marca o início da estação, o dia e a noite têm a mesma duração, 12h cada, em toda a Terra, isso acontece porque o Sol está passando exatamente pela linha do Equador e iluminando o planeta por igual.
Conforme a Primavera vai passando, os dias vão gradativamente aumentando a sua duração até chegar ao solstício de Verão, em 2020 será no dia 21 de dezembro, data que marca o início da estação Verão, o dia mais longo e a noite mais curta do ano.
Com a chegada da nova estação na nossa região inicia-se também as chuvas. A insolação aumenta e, consequentemente, as temperaturas também. Isso acontece na maior parte do Brasil, pelo fato de estar, em grande parte, no Hemisfério Sul, região onde o Sol ficará pelos próximos 6 meses irradiando com maior incidência.
É importante ressaltar que todas as mudanças climáticas desta época afetam também a vida de todos os seres na Terra. É nesta época que a maioria das espécies procria. As flores desabrocham, crescem, enfeitam e perfumam as cidades.
A estação da primavera é considerada uma estação de transição, ou seja, haverá dias em que a umidade do ar estará um pouco mais baixa, com temperaturas altas e algumas entradas de massa de ar frio, o que poderá resultar numa queda de temperatura.
Por: Nayara Borges
Revisado: Vânia Santana
Foto: Alex Alves
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Share this content: