Há motoristas que fazem malabarismos ao passar por lombadas ou valetas, esticando o carro na diagonal da via para evitar que a parte inferior raspe – ou até mesmo para que a suspensão não oscile tanto.
Mas a prática é ruim para a estrutura do veículo. Segundo Alberto Trivelato, da oficina Suspentécnica, o ideal é sempre manter o carro alinhado nessas situações.
“Você deve passar nas lombadas e valetas de frente, com as duas rodas do mesmo eixo enfrentando o obstáculo simultaneamente. Caso não estejam no padrão regulamentado por lei, você deverá passar da forma que menos danifique seu carro”, esclarece Alberto, reforçando que a prática não deve ser frequente.
Os danos causados por não passar de frente nas lombadas até afetam a suspensão, mas os maiores riscos são estruturais. “Existem vários aspectos negativos de se passar de lado nas lombadas e valetas como, por exemplo, a excessiva torção do monobloco ou carroceria do carro”, esclarece Alberto.
Com o tempo, essas torções provocam folgas, que se manifestam na forma de ruído nas partes plásticas e, em casos severos, trincas no monobloco.
Todas as lombadas, valetas e “quebra-molas” precisam atender às normas da legislação federal, então se você sabe de alguma que esteja fora do padrão e possa danificar seu carro, entre em contato com o órgão fiscalizador de trânsito da sua cidade e faça a denúncia.
Fonte: Revista Autoesporte
Foto Capa: Internet
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