Entre o fim de março e o começo de abril, o Brasil deve registrar o primeiro pico de frio do ano com a chegada de duas frentes frias. De acordo com a Climatempo, essas mudanças climáticas afetarão principalmente as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste.
A primeira frente fria deve se formar na sexta-feira (28), na altura do litoral de Santa Catarina. Esse sistema meteorológico será relativamente fraco, mas trará um aumento na umidade e uma ligeira mudança na direção dos ventos na região Sul. No entanto, a sua passagem será rápida, deslocando-se rapidamente para alto-mar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no domingo (31), uma nova frente fria mais intensa se formará entre a Argentina e o Uruguai, reforçando a umidade e trazendo ar frio ao território brasileiro. Como resultado, a primeira semana de abril começará com temperaturas mais baixas em diversas áreas do Sul, Centro-Oeste e Sudeste do país.
O aumento da umidade favorecerá pancadas de chuva forte em estados da região Sul ao longo da primeira semana de abril. À medida que a frente fria avança, a entrada do ar polar causará uma mudança nos ventos, atingindo também o Sudeste. A expectativa é de que a queda de temperatura nessa região ocorra apenas no primeiro fim de semana do mês, nos dias 5 e 6 de abril.
Apesar da chegada da massa de ar frio, os modelos meteorológicos indicam que não haverá um frio extremo nesse período. No entanto, essa será a primeira incursão de ar frio do ano, deixando as temperaturas abaixo da média em várias localidades. O efeito será perceptível, trazendo uma sensação mais outonal e afastando o calor característico do verão.
Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7