Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

Nutricionista revela se ainda dá tempo de perder algumas gordurinhas e melhorar o shape até lá.

Faltam cerca de dois meses para o verão, uma das temporadas favoritas dos brasileiros. Verão remete às férias, praia, calor… Mas muitos se preocupam com o próprio corpo para curtir a estação na melhor forma.

Mas será que ainda dá tempo de perder algumas gordurinhas e melhorar o shape até lá? Segundo o nutricionista Hélios Fleury, sim. E ele dá algumas instruções:

Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

Primeiramente, o especialista destaca a necessidade de organizar a rotina alimentar, ou seja, “fazer uma limpa” no organismo. “Sugiro evitar comidas ricas em açúcar, frituras, alimentos ultra processados e fast food, além de trocar os industrializados pelos naturais”, diz ele.

“Quando nos organizamos, da hora que acordamos até a hora que dormimos, conseguimos regular o nosso metabolismo. Isso faz com que ele funcione melhor. Ao mesmo tempo, ajuda nesse processo de ganho de massa muscular e perda de gordura”, explica.

Outra indicação do profissional é atrelar as atividades físicas a esse novo hábito. “Esse é um dos pontos mais importantes. O exercício vai te ajudar a modelar seu corpo e aumentar o consumo calórico do dia. Isso pode e vai acelerar todo o processo”, comenta ele.

O terceiro fator apresentado por Hélios Fleury é a alta ingestão de água, que, segundo ele, auxilia no processo de diminuição de retenção de água, no ganho de massa muscular, na melhora da qualidade da pele e da performance. “A água tem que estar em dia”, frisa.

Não cometa esse erro!

Na opinião do especialista, o “perfeccionismo é o caminho para o fracasso”. Conforme ele enfatiza, ao construir uma mudança de estilo de vida, deve-se esquecer o radicalismo, seja com ajuda de um profissional e por conta própria. “O mais importante é você entender a sua limitação e que tudo é um processo. Assim, gradativamente, você vai inserir novos hábitos e eliminar hábitos ruins”, fala.

Fleury menciona, ainda, um detalhe que, aparentemente, seja irrelevante. Mas não é:

“Tem a ver com as amizades e com os ambientes, além do estresse. Tudo isso tem que ser revisto. As mudanças de hábitos alimentares e de estilo de vida não são apenas com a alimentação. Tem a ver com hábitos não saudáveis, por exemplo. Pense: ‘que ambiente eu frequento? Quais são as minhas amizades? Qual é o poder de interferência que elas têm sobre o que eu consumo?’. É muito importante você filtrar isso, principalmente no primeiro momento. Você não tem que deixar essas amizades, mas avaliar para o momento em que está vivendo agora. Se você tem muitos amigos que não são saudáveis, a sua luta será mais difícil ou você não vai conseguir. Mas se você é rodeado de amigos saudáveis, a tendência de você também ser saudável é maior. É extremamente importante estar cercado de um ambiente que favoreça o que você quer”.

O maior problema do radicalismo, na concepção do expert, é o efeito rebote, o famoso “efeito sanfona”. “O perfeccionismo é muito agressivo ao corpo. Ele é muito comum nos ‘projetos verão’. Quando as pessoas fazem uma dieta radical, elas podem até conseguir fazer durante 30 dias. O grande problema é que no 31º dia ela ‘mete o pé na jaca’. Tudo o que ela perdeu em um mês, ela ganha em um dia, em uma refeição. E ela pode ganhar o dobro, ou quase o dobro. E ainda existe o risco de ela desenvolver uma compulsão alimentar e não conseguir parar. Esse é um erro que vejo muito no meu consultório”, comenta.

Hélios Fleury defende a construção de uma base alimentar, para que possa se desenvolver o processo. E o resultado desse processo, segundo ele, depende da constância. “O processo agudo de emagrecimento é agressivo e o corpo não enxerga de forma positiva. Ele sempre vai tentar lutar contra isso. E quando a pessoa cede, ele volta e traz, ainda, uma reserva para que não aconteça novamente”, esclarece.

Conquista do corpo dos sonhos

De acordo com o nutricionista, a alimentação equilibrada resulta na redução da gordura corporal, no aumento da disposição e da imunidade, no equilíbrio do humor e na melhora do sono. Já a forma física depende de um estímulo. “É muito importante praticar atividade física para complementar a saúde e modelar o corpo. As pessoas gostam de um biotipo específico, mas não gostam da atividade física que dá aquele corpo, como a musculação”, entrega o profissional.

Mais dicas

Se você pretende adquirir novos hábitos e entrar no verão com o pé direito, anote mais duas dicas compartilhadas pelo profissional. A primeira é não comprar besteiras e estocar em casa. “Não tenha nada em casa que não tenha no seu planejamento alimentar. Isso vai evitar que você caia em tentação. Crie barreiras para não sair da dieta”, sugere.

Por fim, ele recomenda criar um “mini contrato”, anotando as tarefas que selam um compromisso consigo mesmo. “Isso vai te comprometer e ajudar a ter direcionamento. Mas tem que ser algo real, e não perfeito, para não se frustrar”, finaliza.

Por Rafaela Amaral, Claudia Meireles
Foto: Imagem cedida ao Metrópoles
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE