Confira a nota oficial, enviada à nossa redação, na íntegra

No início dessa semana, veio a público a notícia do possível fechamento do campus da UEG em Jataí. Isso porque, os recursos do Estado não são suficientes para todos os campus.

Leia mais: Campus da UEG poderá ser fechado em Jataí

Assim, a diretoria da UEG em Jataí, entrou em contato diretamente com nossa redação, e se pronunciou oficialmente por meio da seguinte nota:

“A Gestão da UEG – Câmpus Jataí, vem por meio deste comunicado esclarecer as informações que circulam nas redes sociais a respeito do fechamento desta unidade.

Nos últimos anos foram feitos vários estudos de redesenho, que abrangem todos os campi, e visam reestruturar a Universidade dando-lhe condições para continuar oferecendo educação de qualidade e gratuita. Recentemente foi feita uma proposta de redesenho que estabelece critérios para a manutenção dos mesmos e estes quando aplicados geraram uma lista de quais deveriam ter suas atividades rediscutidas.

Dentre esses nomes listados está o de nosso campus. Cabe ressaltar que essa proposta NÃO foi deliberada no último Conselho Superior Universitário e foi prorrogada a discussão para os próximos meses. Em nota oficial disponível no site da UEG consta a seguinte informação: “Projeto de Reestruturação Institucional é apresentado a diretores”

Durante reunião administrativa realizada em 31 de janeiro deste ano, que tratou, sobretudo, da estrutura acadêmica e administrativa da Universidade, foi instituída uma comissão para formatar uma proposta de reestruturação institucional. Na oportunidade, foram levantados diversos critérios a serem aplicados para um redimensionamento na oferta de cursos e também na quantidade de campus da UEG.

A Universidade entende ser de suma importância, ou até questão de sobrevivência, a necessidade de se debater e se discutir uma nova estrutura, sobretudo frente ao contexto nacional e estadual de limitações orçamentárias e financeiras.

Tendo em vista estas questões, na tarde da última quinta-feira, 2, a comissão apresentou, em reunião administrativa, os resultados da proposta elaborada. Ressalta-se que foram estritamente aplicados os critérios propostos, sem nenhum tipo de juízo de valor.

A comissão ainda está elaborando o estudo sobre os impactos financeiros e orçamentários da proposta, que chegou ao número de 15 câmpus e 57 cursos com oferta e permanência a serem rediscutidas. Essa proposta ainda precisará passar pela análise da comunidade acadêmica por meio do Conselho Universitário, que deverá ser convocado ainda neste mês. Após essa etapa, o próximo passo é enviar o projeto ao Governo de Goiás.

É salutar que não restem dúvidas entre a comunidade acadêmica de que todos os direitos adquiridos serão estritamente preservados. Todos os estudantes de nossa Universidade terão assegurados os direitos de permanecerem e concluírem seus cursos em seus campus de origens.

As mudanças propostas só serão aplicadas ao fim de todos os trâmites legais e só terão validade a partir do processo seletivo posterior à sua oficialização. Isso posto, não há motivos para pânico quanto ao andamento das atividades acadêmicas. Os campus e cursos com propostas de serem descontinuados continuarão a operar até que o último discente tenha concluído sua graduação.

Além disso, servidores técnico-administrativos e professores efetivos dos campus serão realocados. Formas de compensação, seja na modalidade de Ensino a Distância ou em parcerias para cursos com ofertas únicas (modulares) e que atendam à demanda da região, também serão estudadas.

Considerando as questões expostas, criamos uma comissão técnica da UEG – Campus Jataí que tem trabalhado incansavelmente no intuito de garantir o pleno funcionamento dessa instituição de ensino superior.

É importante ressaltar ainda, que a UEG vai continuar desempenando sua importante função social em nosso município, formando profissionais com conhecimentos científicos e ancorados em pressupostos éticos.

Agradecemos as manifestações de apoio recebidas de toda comunidade, que tem demonstrado confiança no trabalho desenvolvido por essa equipe.”

VANESSA SOUZA LOBATO
DIRETORA –UEG CAMPUS JATAÍ

Larissa Pedriel
Foto Capa: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE