
Foto: creativeart/Freepik
O desenvolvimento social e cognitivo pode ser aprimorado quando a criança aprende um segundo idioma na infância. O contato com outra língua estimula habilidades como criatividade, memória, associação, concentração e capacidade de solucionar problemas. Para os pequenos, a melhor forma de aprender é por meio de atividades lúdicas que façam parte do seu dia a dia.
A proficiência em inglês oferece oportunidades na vida social, acadêmica e no mercado de trabalho, o que justifica a procura pelo seu aprendizado. Segundo informações de 2020 da Ethnologue divulgadas pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), o inglês é o idioma mais falado no mundo, usado por mais de 1,2 bilhão de pessoas entre nativos e não nativos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme os dados, esse é o idioma padrão em negócios internacionais, turismo e outras atividades. Nesse sentido, com a globalização e a tecnologia estreitando cada vez mais as fronteiras e aproximando diferentes culturas, fica evidente a importância de aprender inglês quanto antes.
Crianças contam com uma capacidade alta de absorver diferentes idiomas sem grandes esforços. A afirmação é de Antonella Sorace, professora de desenvolvimento linguístico e diretora do centro Bilingualism Matters, da Universidade de Edimburgo, em entrevista à imprensa.
Para os pequenos, o ponto forte de aprendizado é implícito, ou seja, quando o conhecimento é assimilado a partir das vivências, e não por meio de tentativas conscientes para aprender. Por isso, além de apostar em um curso de inglês para crianças, é fundamental inserir atividades prazerosas, que envolvam o aprendizado na rotina delas.
Imersão divertida é aliada
Se o intuito é alcançar o patamar de conhecimento gramatical de um falante nativo, a idade ideal para começar a aprender inglês é aos 10 anos. O dado é do estudo feito pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) a partir de um questionário on-line com quase 670 mil pessoas publicado na revista Cognition, em 2020.
Dos 10 aos 12 anos, a criança e o pré-adolescente têm mais noção sobre as estruturas gramaticais. Sendo assim, idades anteriores aos 10 anos também são consideradas importantes para a criança que estuda inglês. Os menores têm mais facilidade em imitar os sons e assimilá-los.
Conforme reforçado pela professora Antonella, a convivência com estímulos constantes, como atividades lúdicas e presença de nativos, por exemplo, faz com que as crianças aprendam uma língua mais rápido, inclusive adquirindo sotaques nativos com fluidez. Isso é possível justamente porque elas imitam os sons com facilidade. Já os adultos contam com mais capacidade de focar em aulas expositivas por mais tempo.
Atividades para aumentar e fixar o vocabulário
Uma forma de aumentar a exposição da criança à língua inglesa de maneira prazerosa é incentivá-la a assistir desenhos em inglês. Atualmente, existem diversos conteúdos didáticos que auxiliam a aprendizagem do idioma. Alguns exemplos são encontrados em plataformas como o YouTube ou em canais da TV fechada.
Esse tipo de conteúdo geralmente trabalha a repetição de palavras utilizadas corriqueiramente no dia a dia. São apresentadas também músicas e imagens que ajudam a criança a compreender e absorver naturalmente a nova língua.
Associação entre palavra e objeto
Reforçar algumas palavras aprendidas na aula de inglês por meio de brincadeiras é outro modo de priorizar o aprendizado lúdico. Esse fator é essencial para o processo de educação infantil, pois facilita a interação entre a criança e o conteúdo.
Incentivar o uso de palavras específicas, mas que façam parte da realidade da criança, também é uma maneira de incentivar a associação das palavras ao objeto. Caso a pauta da vez seja sobre os nomes de frutas, por exemplo, o adulto pode oferecer alguns desses alimentos à criança utilizando palavras estrangeiras. Assim, é possível consolidar o conhecimento adquirido em sala de aula.
Leitura para a vida toda
A leitura de livros infantis em inglês é outro recurso que ajuda a assimilar o idioma. É importante que o responsável encontre um material adequado para a idade do pequeno e que combine com o seu nível de conhecimento da língua inglesa.
Além de melhorar o aprendizado da língua em si e aumentar o vocabulário e o repertório cultural, o hábito de leitura pode ser útil para a vida profissional e pessoal, trabalhando qualidades como a escrita e a capacidade argumentativa.
Foto: creativeart/Freepik
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br