
A redação é uma das etapas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para 4 e 11 de novembro deste ano, que mais preocupam os candidatos. Nas provas do ano passado, dos 4,7 milhões de inscritos que fizeram o exame, 309,1 mil zeraram essa prova, enquanto 53 atingiram a nota máxima. Por isso, é importante estar atento aos critérios de correção para se dar bem no Enem.
Sistema
Todos os anos, a banca contratada para corrigir as provas segue as diretrizes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar os candidatos. Neste ano, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a responsável pela correção.
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Dois avaliadores corrigem os textos transcritos para a Folha de Redação, sem que um saiba a nota concedida pelo outro. Eles analisam a prova de acordo com cinco competências. A menção final é calculada a partir da média aritmética entre essas duas avaliações. Se os valores forem muito discrepantes, um terceiro profissional corrige a prova. A nota concedida por ele é confrontada com a análise da banca de examinadores e o resultado final será a média entre as duas.
Avaliação
A Diretora de Avaliação da Educação Básica (Daeb), do Inep, Luana Bergmann Soares, reforça que os candidatos devem se ater à cartilha do participante. O documento destaca que a redação deve ser escrita em letra legível e devem-se evitar rasuras. Os títulos são opcionais. A versão atualizada do documento, com as diretrizes da correção, deve ser publicada no fim deste mês.
Estrutura
A redação dos candidatos deve ser produzida seguindo um modelo dissertativo-argumentativo. Desse modo, o texto de até 30 linhas deve apresentar um tema, seguido pela defesa de um ponto de vista (tese) sobre esse assunto, que precisa ser apoiado em argumentos. Por fim, é necessário elaborar uma proposta de intervenção social diante do problema apresentado pela banca.
Critérios
Os candidatos podem receber até 200 pontos por cada competência avaliada, podendo chegar a mil pontos. Os critérios são:
- Domínio da escrita formal, seguindo a norma culta e considerando as mudanças que ocorreram na língua depois do Acordo Ortográfico.
- Compreensão da proposta da redação e articulação do tema com outros assuntos, dentro da estrutura argumentativa.
- Articulação de diferentes argumentos ao longo do texto de modo coerente, para justificar seu ponto de vista.
- Conhecer mecanismos linguísticos para construir os argumentos e encadear as ideias, como conjunções e advérbios.
- Elaborar proposta de intervenção social diante do tema proposto, no âmbito dos Direitos Humanos, considerando a cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.
Preparação
O estudante Johnatan Reis já participou de outras edições da prova e tenta uma vaga no curso de medicina. Nos exames passados, ele atingiu 900 pontos na redação.
Ele explica que, antes da prova, busca saber o funcionamento da nova banca e quais são os critérios mais relevantes para ela. Para isso, lê o edital buscando referências e acompanha vídeo-aulas. “Produzo textos e autocorreção, além de compartilhar minhas redações com colegas e também leio sobre atualidades”, afirma Reis. Luana Bergman também destaca a relevância de “treinar o momento e operacionalizar o que vai ser feito no dia da prova para não ter surpresas”.
Hora da prova
A Diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep explica que o candidato deve ser capaz de articular bons argumentos, de modo a exprimir o conhecimento acumulado sobre o tema. Para tanto, os participantes devem lançar mão de técnicas como o uso de dados estatísticos e informações históricas, além de resgatar o posicionamento de autores renomados para parafraseá-los, por exemplo.
Para atingir melhores resultados, Bergman orienta que o candidato deve ficar atento às cinco competências, ao formato pedido da produção de texto, que é argumentativo dissertativo, e se a produção segue a norma culta.
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Fonte: Governo do Brasil
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