Neste dia 25 de janeiro é comemorado o Dia do Carteiro, profissional que diariamente tem a missão de conectar o país de ponta a ponta. A data marca também a instituição do serviço postal no Brasil, em 1663.
Os carteiros e carteiras atuam na distribuição postal simbolizando a presença, a cobertura e a relevância dos Correios, em todo o território nacional. Além de documentos e encomendas esses profissionais têm o importante papel de fundamental em ações como na distribuição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no suporte à campanha Papai Noel dos Correios e à Rede Vírus, no transporte de amostras biológicas para estudos em institutos e universidades.
A carteira Neide Santana atua há onze anos nos Correios. Em entrevista concedida ao radialista Carlos Henrique, da Rádio Difusora, contou um pouco de seu trabalho e das dificuldades cotidianas da atividade: “A distribuição dos endereços, por exemplo, dificulta a entrega de qualquer encomenda”, destaca a carteira. Neide falou ainda sobre ataques de cães e da relação com os clientes.
Em suas redes sociais, o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou os carteiros e defendeu os Correios: “360 anos dos Correios, a empresa mais antiga do Brasil e um dos mais importantes patrimônios do país. Meus cumprimentos aos trabalhadores que ajudaram a construir essa história. Vamos atuar na defesa de uma empresa pública e eficiente para o povo brasileiro.”
Em comemoração aos 360 anos dos Correios, a empresa realizará diversas atividades ao longo de todo o ano de 2023, incluindo o lançamento de uma marca oficial comemorativa.
Por Estael Lima
Foto: Arquivo
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br