Prodap promoveu o Dia de Campo Virando o Jogo da Pecuária, nas Fazendas Reunidas, em Rio Verde (GO), em 30 de março Prodap

Pecuaristas da região trocaram informações sobre gestão dos rebanhos e o uso inteligente de recursos para manejo dos animais.

A Prodap promoveu o Dia de Campo Virando o Jogo da Pecuária, nas Fazendas Reunidas, em Rio Verde (GO), em 30 de março. A iniciativa teve como objetivo apresentar as estratégias para aumentar a produtividade com a Integração Lavoura Pecuária (ILP) e o uso inteligente dos recursos para manejo da criação. As técnicas de gestão da propriedade foram compartilhadas com pecuaristas e agricultores da região.

As Fazendas Reunidas são compostas por quatro áreas, três em Rio Verde e uma no município de Paraúna. A propriedade tem em sua totalidade 18 mil ha, parte é destinada ao cultivo de soja, 7.200 ha, com rotação de cultura de milho safrinha, 5.500 ha. Quase 9 mil ha são usados para a pecuária. O sistema de produção é completo: cria, recria e engorda (confinamento, pasto e ração). O plantel com 15 mil cabeças é composto pela raça Nelore e gado cruzado.

O objetivo dos gestores das Fazendas Reunidas é ampliar a área de plantio da agricultura, reduzir o espaço dedicado à pecuária e aumentar o plantel do gado. Para auxiliar nessa equação, a Prodap implantou, a partir de abril de 2019, soluções tecnológicas para monitorar e gerir todas as etapas produtivas que envolvem produção pecuária.

Para atingir os resultados almejados foi implementada a Metodologia Prodap, que consiste na definição do objetivo do negócio, compreensão dos processos atuais da fazenda e elaboração de um plano de trabalho para melhoria ou ajustes dos processos produtivos, adequação da nutrição dos animais com os núcleos minerais Prodap, gestão da rotina produtiva com a ajuda dos softwares Prodap views master e Prodap views prime, e com a apuração dos resultados e definição do novo objetivo.

“Logo no primeiro ano, no sistema de cria, intensificamos o desempenho dos animais, que saíram do peso a desmama de 227 kg para cerca de 260 kg. Otimizamos a performance dos animais de recria em mais de 30% e melhoramos o peso de abate de 18,1 arrobas para quase 21,5 arrobas. Equacionamos o trabalho, a metodologia e o pacote nutricional para atingir os objetivos”, explicou o consultor de pecuária da Prodap, Ricardo Ferreira.

Programação

Ao longo do dia, os convidados visitaram estações de melhoramento genético, de sanidade do rebanho e de produção da forragem para alimentação do gado. A programação incluiu palestras com especialistas que apresentaram os benefícios da implantação do sistema ILP na propriedade.

O proprietário da fazenda Alexandre Baumgart aprovou a experiência de dividir os conhecimentos técnicos com outros pecuaristas e agricultores. “O agro não é concorrência, é união. Transferência de tecnologia e conhecimento nunca são demais para ninguém. A Prodap fornece insumos para as rações e para o sal e melhora a utilização da tecnologia para atingir os resultados. Se você quer produzir mais com menos, em menores áreas e com maior desempenho, sem controle e tecnologia, sozinho, obviamente, não consegue”, pontou.

Rebanho bovino

O rebanho bovino do Brasil soma 218,2 milhões de cabeças. O estado do Mato Grosso é o principal produtor do país, com 32,7 milhões de cabeças, seguido de Goiás com 23,6 milhões. Outro destaque do setor é o leite, que soma 35,4 bilhões de litros produzidos por ano. Os dados integram a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sobre a PRODAP

A Prodap é uma parceira para o desenvolvimento e inovação no campo. Com sede em Belo Horizonte (MG), a Prodap atua no agronegócio há mais de 40 anos e impulsiona a produtividade por meio de uma solução única na pecuária: a combinação de nutrição feita sob medida, consultoria e tecnologia. O resultado de tudo isso são negócios cada vez mais sustentáveis, criação de oportunidades para investidores, comunidades e o fortalecimento de um setor essencial para o País: a agropecuária.

Por Agência Race de Comunicação
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE