Por Nalanda Gabrielle, do Portal Pn7
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) acaba de ampliar o leque de serviços digitais oferecidos à população. Agora, os usuários podem realizar a interposição de recurso de multas de trânsito de forma totalmente on-line por meio do Portal Expresso. Essa nova funcionalidade promete facilitar o processo, proporcionando mais comodidade aos motoristas e agilidade ao serviço público.
Com essa mudança, a demanda por atendimentos presenciais no Detran já reduziu significativamente. Segundo dados do órgão, dos 400 recursos protocolados diariamente, 200 já são realizados de forma digital, representando uma redução de 50% na necessidade de comparecimento físico às unidades.
Para realizar a defesa prévia de multas de competência do Detran, Goinfra, ou de outras 11 prefeituras conveniadas, basta acessar o Portal Expresso, pesquisar pelo serviço de recurso de multa e seguir as instruções fornecidas. O processo é intuitivo e simples, com todas as orientações detalhadas no sistema. Quem preferir também pode acessar diretamente o link (http://www.go.gov.br/servicos/servico/solicitar-recurso-de-multa-de-transito).
Além do recurso on-line, a interposição de defesa também pode ser feita presencialmente nas unidades do Detran, Ciretrans ou nos postos de atendimento do Vapt Vupt. Outra opção é utilizar o aplicativo Detran GO ON, disponível nas plataformas Android e iOS.
Os usuários devem se atentar aos prazos para apresentação de recursos. A data-limite para defesa prévia e interposição na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) consta na notificação recebida. Já o prazo para recorrer ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) é de até 30 dias após a decisão da Jari.
Essa iniciativa digital demonstra o compromisso do Detran-GO em modernizar e tornar mais eficiente o atendimento ao público, contribuindo para a desburocratização dos serviços e economia de tempo para os cidadãos goianos.