Por Nalanda Gabrielle, do Portal Pn7
Foto: Equatorial Goiás
Os leituristas da Equatorial Goiás começaram uma nova iniciativa para cadastrar clientes no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que oferece descontos de até 65% na conta de energia. A ação, que visa alcançar milhares de residências, comércios e indústrias em todo o estado, tem como foco as famílias inscritas no CadÚnico que se enquadram nos critérios do programa federal, mas ainda não realizaram o cadastro. Em Goiás, cerca de 400 mil famílias estão aptas a receber o benefício.
Essa estratégia faz parte de um esforço contínuo da Equatorial Goiás para ampliar a base de clientes beneficiados pelo programa. Em junho, a companhia começou a emitir selos informativos nas faturas de energia dos clientes cadastrados. Em maio, uma força-tarefa foi iniciada nos terminais de ônibus da capital e região metropolitana, ação que continuará até janeiro de 2025. Além disso, os interessados podem se cadastrar nas agências de atendimento da Equatorial Goiás e nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), apresentando o número da Unidade Consumidora, um documento de identificação com foto e o Número de Identificação Social (NIS) ou BPC.
Em 2023, a Equatorial Goiás cadastrou aproximadamente 140 mil clientes no programa, e neste ano já foram realizados 34 mil novos cadastros. Jean Gama, gerente Tático de Gestão Comercial da Equatorial Goiás, destacou a importância da ação: “Queremos garantir que todas as famílias que têm direito possam ter o desconto na fatura de energia. Dessa forma, poderão direcionar recursos para outras necessidades como alimentação e saúde. Somente no ano passado, esse programa injetou R$ 133 milhões na economia dos municípios goianos.”
Identificação dos Leituristas
Os leituristas da Equatorial Goiás são facilmente identificáveis, pois estão sempre uniformizados e utilizam crachás com seus dados e o nome da empresa parceira. Durante as visitas, os profissionais confirmam informações como data de nascimento e documento de identificação do beneficiário do CadÚnico. Para realizar o cadastro, é necessário que o leiturista tire uma foto do documento oficial do cliente beneficiado. Não é necessário assinar qualquer documento, pois todas as confirmações são realizadas diretamente no aparelho do profissional, chamado PDA. O serviço é completamente gratuito.
Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Goiás pelo número 0800 062 0196 ou procurar uma das agências de atendimento presencial.
Quem Tem Direito ao Benefício
O Programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) atende famílias inscritas no CadÚnico do Governo Federal identificadas como de baixa renda (renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, beneficiários do BPC, ou famílias com renda mensal de até três salários-mínimos que tenham membros que necessitam do uso contínuo de aparelhos ou equipamentos elétricos em casa.
Para verificar se já está incluído na Tarifa Social, os clientes podem conferir o campo “Classe/Subclasse” na parte superior da conta de energia, que deve estar preenchido com “Resid. Bx. Renda”. Vale lembrar que a conta não é zerada, pois, além do consumo de energia, a fatura inclui impostos, iluminação pública e outras cobranças eventuais, como parcelamentos ou juros.
Descontos Oferecidos
A TSEE oferece descontos no valor do consumo de energia mensal das famílias beneficiadas, conforme a faixa de consumo:
- Até 30 kWh/mês: 65% de desconto;
- De 31 a 100 kWh/mês: 40% de desconto;
- De 101 kWh a 220 kWh/mês: 10% de desconto;
- Acima de 220 kWh/mês: custo igual ao dos clientes que não recebem o benefício.
Descontos para Indígenas e Quilombolas
Para famílias indígenas e quilombolas cadastradas no CadÚnico, os descontos são ainda maiores:
- 100% de desconto até o limite de 50 kWh/mês;
- 40% de desconto a partir de 51 kWh/mês;
- 10% de desconto para consumo de 101 kWh a 220 kWh;
- Acima de 220 kWh/mês: custo igual ao dos clientes sem o benefício.