Com a aproximação de uma onda de calor que elevará os termômetros até a casa dos 40ºC em algumas regiões de Goiás, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Defesa Civil de Goiânia emitiu um alerta com cuidados que os cidadãos devem ter durante o período.
A umidade relativa da próxima terça (20) está variando entre 14% e 60%, abaixo do que é previsto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que classifica como sendo o ideal entre 50% e 60%.
Diante do cenário, a recomendação é procurar manter o corpo sempre hidratado, bebendo bastante água e, na hora do lanche ou sobremesa, consumir frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja. Idosos, crianças e pessoas doentes devem se atentar ainda mais.
Outras dicas são aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos a fim de evitar o ressecamento e evitar fazer atividades físicas ao ar livre durante o período das 10h e às 17h – quando o sol está mais forte.
Se for sair, utilize produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo – também depois do banho e na hora de dormir -, além de colocar chapéus e óculos escuros para se proteger do sol.
Tente sempre manter a casa limpa e arejada para evitar a concentração de ácaros, fungos e poeira em móveis, cortinas e carpetes, e não utilize vassouras para levantar o pó. Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz.
Na hora de dormir, coloque toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos quartos e evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar-condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções das vias aéreas.
Incêndios
Com relação a incêndios, o órgão orienta a nunca descartar lixo em áreas de vegetação, especialmente materiais inflamáveis como vidros, plásticos ou latas, que podem iniciar incêndios ao entrar em contato com o sol.
É recomendado não jogar pontas de cigarro acesas em locais secos ou pela janela do carro e manter propriedades e terrenos próximos a áreas verdes limpas, com o mato cortado e livres de materiais inflamáveis.
Em caso de incêndio, é possível acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (153) assim que detectar um foco de incêndio.
Por Gabriella Pinheiro
Foto: Arquivo/Governo de Goiás
Jornalismo Portal Pn7