De Goiás para Hollywood: filme gravado na Chapada dos Veadeiros disputa vaga para representar o Brasil no Oscar 2026

De Goiás para Hollywood: filme gravado na Chapada dos Veadeiros disputa vaga para representar o Brasil no Oscar 2026

O cinema goiano volta a ganhar destaque internacional. O longa-metragem “Oeste Outra Vez”, escrito e dirigido pelo cineasta anapolino Érico Rassi, está concorrendo a uma vaga para representar o Brasil no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional. A lista dos 16 filmes inscritos foi divulgada pela Academia Brasileira de Cinema na última semana.

Com raízes profundamente goianas, a produção foi filmada na Chapada dos Veadeiros, tendo São João da Aliança como cenário principal. O enredo leva às telonas o sertão de Goiás e conta a história de Totó e Durval, dois homens brutos abandonados pela mesma mulher, que não conseguem lidar com suas fragilidades e acabam se enfrentando violentamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O elenco reúne grandes nomes do cinema nacional, entre eles Ângelo Antônio, Rodger Rogério, Babu Santana e Adanilo Reis, além da participação especial de Antônio Pitanga. O longa já acumula reconhecimento em festivais: foi o grande vencedor da mostra competitiva do 52º Festival Internacional de Cinema de Gramado, conquistando os prêmios de Melhor Filme, Melhor Fotografia (André Carvalheira) e Melhor Ator Coadjuvante (Rodger Rogério).

Em Goiás, a estreia foi realizada no Cine Prime, em Anápolis, espaço que vem se consolidando como um importante fomentador da democratização do cinema na região.

Apesar do feito, a inscrição ainda não garante a vaga. Dos 16 filmes listados, apenas seis avançarão para a pré-seleção, que será anunciada no dia 8 de setembro. Em seguida, no dia 15, será revelado o longa escolhido para representar oficialmente o Brasil na disputa pelo Oscar. Cada país pode indicar apenas uma obra por ano à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

Entre os concorrentes estão produções de diretores renomados, como Kleber Mendonça Filho, Daniel Rezende, Gabriel Mascaro e Andrucha Waddington. Além de “Oeste Outra Vez”, a lista inclui: “A melhor mãe do mundo”, “A praia do fim do mundo”, “Baby”, “Homem com H”, “Kasa branca”, “Malu”, “Manas”, “Milton Bituca Nascimento”, “O agente secreto”, “O filho de mil homens”, “O último azul”, “Os enforcados”, “Retrato de um certo oriente”, “Um lobo entre os cisnes” e “Vitória”.

A expectativa agora é pelo anúncio da pré-lista, que definirá os primeiros finalistas nacionais na corrida pelo Oscar 2026.

Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Víctor Santana Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.