Dados do Relatório do Status Global sobre Prevenção da Violência Contra Crianças informam que, em 2020, quase metade da população infantil mundial sofreu algum tipo de violência – psicológica, física ou sexual. No Brasil, cerca de 80% dos abusos ocorreram dentro de casa. Em 2022, até maio, foram 78,2 mil queixas contra violência infantil no País.
Para tratar deste e outros temas, a Sociedade Goiana de Pediatria e a EMS Farmacêutica realizam, neste sábado (25), a primeira edição do Congresso Goiano de Pediatria. O evento será no Hotel Clarion, em Goiânia, e receberá uma série de especialistas.
Entre os painéis está o de “Violência Contra a Criança: Qual o Papel do Pediatra?”. Presidente da SGP, Valéria Granieri diz que este assunto precisa ser debatido por toda a sociedade, mas principalmente pela classe médica que está na linha de frente no atendimento às crianças. “O pediatra deve estar preparado para identificar a negligência infantil e ainda mais atento durante o atendimento dos pacientes que sofreram qualquer tipo de violência”, argumenta.
Além disso, o evento também irá tratar dos baixos índices de vacinação infantil e outros temas voltados para o cuidado com a criança e o adolescente. Haverá, ainda, debates relacionados à abordagem terapêutica do Transtorno do Espectro Autista (TEA), os desafios da amamentação e emergências pediátricas.
Fonte: Mais Goiás
Foto: Pixabay
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br