O que é intoxicação exógena, apontada como provável causa da morte de engenheiro no Lago Corumbá IV
O engenheiro Nercival Soares de Oliveira Lellis Neto, de 31 anos, morreu neste sábado (30) depois de passar mal em um condomínio às margens do Lago Corumbá IV, em Abadiânia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O médico que o atendeu no Hospital Municipal da cidade apontou como provável causa do óbito uma intoxicação exógena, diagnóstico que ainda precisa ser confirmado por exame pericial.
De acordo com o Ministério da Saúde, o termo é usado quando o organismo entra em contato com substâncias químicas externas e passa a apresentar sinais clínicos ou laboratoriais de desequilíbrio.
Isso pode acontecer com agrotóxicos, medicamentos, produtos de uso doméstico, alimentos contaminados e também com bebidas alcoólicas.
A plataforma médica Sanar explica que a intoxicação exógena corresponde “a um conjunto de efeitos nocivos ao organismo produzidos pela interação de um ou mais agentes tóxicos com o sistema biológico”.
A gravidade depende de fatores como a toxicidade da substância, a quantidade ingerida, o tempo até a intervenção médica e as condições individuais do paciente.
No caso de Nercival, amigos disseram à Polícia Militar (PM) que ele havia ingerido bebida alcoólica em excesso, não se alimentado adequadamente e praticado atividades de lazer, como andar de jetski, antes de perder a consciência.
Cenário que se encaixa no padrão descrito por especialistas, em que o corpo não consegue metabolizar a carga tóxica recebida e pode entrar em colapso.
Vale lembrar, no entanto, que embora o relatório médico indique a intoxicação exógena como provável causa da morte, apenas o laudo oficial poderá confirmar o que de fato aconteceu.
Por Pedro Ribeiro
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
Share this content:


