Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

A gestação da cadela dura 62 a 63 dias, e a da gata 58 a 67 dias. Aproximadamente 2 meses de gestação nas duas espécies. Durante esse período gestacional é essencial um acompanhamento veterinário e alguns cuidados para um bom parto e amamentação dos filhotes.

No primeiro mês de gestação a cadela pode comer sua ração habitual, no segundo mês o ideal é trocar por uma ração de qualidade e de filhotes, a qual possui um teor de cálcio e proteína maior. Isso também é necessário no caso dos felinos, porém no terço final da gestação, ou seja, 20 dias antes de parir. É necessário dar várias porções ao dia, em pequenas quantidades. Se a cadela ou gata estiver com boa saúde, não é necessário suplementá-la. A ração de filhotes é suficiente, e deve ser continuada durante a amamentação.

A partir da terceira semana, é possível que, assim como ocorre com as mulheres grávidas, a mamãe canina apresente episódios de náuseas, com eventuais vômitos. Isto pode ocasionar perda de apetite, situação que pode se manter até a quarta semana da gravidez. Durante os últimos dias a fêmea pode perder totalmente o apetite.

Conhecendo o número exato de filhotes que estão dentro do ventre, seis horas após a saída do primeiro, todas as crias deverão ter nascido. Se não for assim, leve a cadela ao veterinário com urgência. Nos casos de cruzamentos de raças, quando o pai é de maior tamanho, a cesárea é recomendada. Dessa forma, evitam-se possíveis complicações e sofrimento.

Não medique seu animal prenhe, mesmo os tópicos, como pomadas, pois eles podem conter substancias abortivas ou que prejudiquem o desenvolvimento dos filhotes.

Sempre procure um médico veterinário de sua confiança para o acompanhamento da gestação de seu bichinho, e crescimento dos fetos. Fique atento a hora do parto, especialmente se for a primeira ninhada da fêmea.

Foto: Internet

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Jornalismo Portal Panorama
Foto Capa: Internet

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

38Shares

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui