Muita gente ainda torce o nariz pra couve flor e prefere não incluí-la nas refeições. Se você faz parte desse grupo, talvez mude de ideia agora. O vegetal, rico em proteínas, fibras, minerais e antioxidantes indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo, previne várias doenças, até mesmo câncer e auxilia no tratamento de pessoas doentes. Além disso, ele não possui colesterol ou gorduras saturadas, contendo apenas 5 gramas de carboidratos e 2 de proteínas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), a couve-flor pode prevenir alguns tipos de câncer, como de próstata e mama e também é indicado para tratamento das funções digestivas. Se você é portador daquela gastrite chata ou até mesmo úlcera, o vegetal deve fazer parte da sua alimentação diária.
A couve-flor também é benéfica para seu intestino, pois ela normaliza o trânsito intestinal, beneficiando quem sofre com prisão de ventre ou quem está com diarreia. Também é altamente indicada para quem possui colite e diverticulite, ou quem passou por um quadro de infecção aguda, como gastrite ou gastroenterite. Além de tudo isso, a couve-flor beneficia as atividades cerebrais, como aprendizado e memória, graças a sua vitamina B.
Depois de tudo isso, você ainda vai torcer o nariz para esse vegetal tão rico e poderoso?
Flávia Menezes
Jornalismo Portal Panorama