O conta-giros ainda pode ser bem útil, principalmente para a economia de combustível. Mas, para muita gente, ele é apenas um enfeite no painel.
Quase todos os automóveis têm dois grandes relógios no painel: o velocímetro que indica a velocidade, dentro dele o hodômetro que indica quilometragem rodada, um outro é o conta-giros que tem o ponteiro que indica a rotação do motor. Alguns motoristas gostam de andar sempre com o ponteiro indicando a rotação ideal para ter melhor desempenho e menor consumo, mas a maioria não dá a menor pelota para o conta-giros.
No passado ele ainda tinha utilidade, pois sem a eletrônica o motorista que tinha que regular o pé no acelerador e não deixar o motor entrar na faixa vermelha. Ele tinha que passar a marcha para o motor não ir para o espaço. Hoje a eletrônica se incube disso, pois quando o ponteiro se aproxima da faixa vermelha ela reduz o fornecimento de combustível e não deixa o motor aumentar o giro. Atualmente, para a maioria dos motoristas, conta-giros virou decoração do painel.
Fonte: Auto Papo
Jornalismo Portal Panorama