De acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a bandeira tarifária das contas de luz voltará a ser verde em todo o país em dezembro, após ficar amarela em novembro.
Isso foi possível, segundo a Aneel, por conta da situação mais favorável nos reservatórios das hidrelétricas. Com isso, o consumidor ficará livre de cobranças adicionais. Durante o mês de novembro, com a bandeira tarifária amarela, o consumidor estava pagando R$ 1,50 a cada 100 kWh consumidos.
Estas bandeiras tarifárias foram criadas pela Aneel com o objetivo de sinalizar os custos reais da geração de energia elétrica e repassar aos consumidores. Entretanto, mesmo prevalecendo a bandeira verde em grande parte do ano, a conta de energia elétrica é a 14ª mais alta em um ranking elaborado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) que comparou o Brasil com os 28 países membros da Agência Internacional de Energia (AIE). O custo da energia atingiu a média de US$ 180 por MWh.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa