Consumir pouco sal faz tão mal quanto exagerar na dose

Consumir pouco sal faz tão mal quanto exagerar na dose

Todo mundo sabe que sal em excesso faz muito mal para a saúde, pois provoca hipertensão, problemas renais, entre outros. Mas, sabia que diminuir drasticamente suas doses, também pode ser prejudicial? É isso mesmo. Um estudo recente revelou que consumir quantidades menores de sal do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (5 gramas por dia para adultos), pode contribuir para riscos de problemas cardiovasculares.

O estudo foi publicado pela revista científica The Lancet e acompanhou 95 mil pessoas, com idades entre 35 e 70 anos, por cerca de oito anos. Os pesquisadores analisaram dados de mais de 300 comunidades de 18 países ao redor do mundo para averiguar quaisquer associações às doenças cardiovasculares. O resultado foi a prova de que, moderadamente, o mineral pode trazer benefícios para a saúde, mas em poucas ou em altas quantidades, o efeito pode ser reverso. Em comunidades onde há uma dieta rica em sódio, como na China, por exemplo, que consome cerca de 12 gramas por dia, o índice de problemas ligados à pressão alta é muito alto. Os pesquisadores também constataram que problemas cardiovasculares tinham menor incidência em locais em que pessoas comiam mais potássio, encontrado em frutas, nozes e vegetais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A questão é que, diminuir a ingestão de sódio, pode reduzir a pressão arterial além de uma elevação adversa de alguns hormônios que são associados ao risco de doenças cardiovasculares. Podemos levar em conta então, que o melhor mesmo, é sempre o equilíbrio e a moderação.

Flávia Menezes
Jornalismo Portal Panorama

Share this content:

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.